AERFConteúdo de Marca

Responsabilidades técnicas na instalação de lajes e estruturas metálicas

É comum verificar a instalação de lajes ou estruturas metálicas nas obras de construção civil, em fase que antecede a colocação da cobertura.

Para esses serviços são utilizados materiais e mão de obra que, segundo a Lei Federal 5194/66, são atribuições exclusivas de engenheiros civis ou engenheiros mecânicos, dependendo do tipo de serviço.

Ocorre que muitas vezes não se observam as responsabilidades técnicas diretas para a realização desses serviços, verificado quando são terceirizados ou subcontratados, nos quais essas responsabilidades devem ser atribuídas ao profissional técnico dessa empresa subcontratada.

Cite se como exemplo a colocação das lajes. As empresas fabricantes são obrigadas a possuir registro no CREA, mantendo responsável técnico pela sua fabricação. Entretanto, caso a colocação ou montagem das estruturas e lajes sejam por elas realizados, a responsabilidade passa a ser vinculada ao seu responsável técnico, pois os serviços oferecidos nesse exemplo foram estendidos ao local da obra, obrigando inclusive aí registro de anotação de responsabilidade técnica, a ART, específica para essa obra, escrevendo sua execução, quantitativos, períodos e demais itens, conforme prevê a lei federal 6496/77 e Resolução 1025 do Confea.

Portanto, se a contratação desses serviços incluir a instalação, a ART de desempenho de cargo e função não será suficiente à regularidade desses serviços. Responsabilidades técnicas na instalação de lajes e estruturas metálicas.

A mesma lógica deve ser utilizada quando esses serviços forem relacionados às estruturas metálicas, pois essas empresas tem a igual obrigatoriedade de registro no asd asdas CREA, e a instalação/montagem, se realizados por essas contratadas, obriga ao registro de ART para a execução dessas instalações

Legislação consultada

Lei federal 5194/66 – Artigos 7 e 59

Lei federal 6496/77 – Artigos 1 a0 4

Resolução 1025 – do Confea




Saiba mais em  aerf.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo