Especiais

10 dicas para curtir as férias com as crianças em casa

Em pleno período de férias escolares e com a pandemia ainda limitando a possibilidade de diversão fora de casa, uma preocupação vem tomando conta dos pais: os longos períodos em que as crianças passam imersas em telas de eletrônicos.
Sejam televisores, celulares, games ou tablet, competir com esses aparelhos para conseguir a atenção dos pequenos é quase impossível.
Mesmo os eletrônicos sendo uma válvula de escape, é importante estabelecer tempos limites de uso e, ao mesmo tempo, ser criativo para ocupar o tempo ocioso da criançada em casa.

A Folha de Franca trouxe algumas sugestões para aproveitar as férias em casa. Confira!

1 – Abusem dos analógicos: quebra-cabeça, baralho, uno, cubos, legos, jogos da memória, dominó…
2 – Movimentem-se: pular corda, pular elástico, verdade ou desafio, mímica
3 – Arrisquem-se no artesanato: pintura, tricô, crochê, bricolagem, origami, cerâmica…
4 – Prepararem juntos o dardápio da semana: pesquisem receitas em livros, site e app. Cada membro da família pode, por exemplo, escolher 1 ou 2 refeições da semana.
5 – Cozinhem juntos!

6- Escolham uma série juntos para maratonar. Aproveitem desde o momento de escolherem a série para trocarem ideias e conversarem. Depois, é legal trocar impressões sobre o que assistiram
7 – Criem um circuito pela casa. A casa pode até ficar uma zona, mas a diversão é garantida. E depois, vale pedir ajuda para arrumar.
8 – Construam brinquedos com sucatas. Usem o próprio “lixo” de vocês para essa construção.
9 – Escolham um livro para lerem juntos. Da mesma forma que a série ou as receitas, o momento de escolherem juntos já é parte da atividade.
10 – Pesquisem outras fontes de atividades e questionem sobre o que a criança gostaria de fazer.

Se você entender que não tem tempo para se envolver tanto nessa função, saiba que a criança se conecta muito mais com a qualidade do tempo que vocês estarão juntos do que com a quantidade. Então, experimente reservar pelo menos uma hora por dia para seus filhos. Pensem juntos como vocês vão usar essa hora, qual dessas atividades será mais legal fazer no tempo que vocês vão ter juntos e divirtam-se!

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo