Local

Alexandre Ferreira confirma que Franca seguirá regras do Plano SP

O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) publicou em suas redes sociais um vídeo onde confirma que Franca acompanhará as medidas anunciadas hoje pelo Governo do Estado no Plano SP. A chamada “Fase de Transição”, que é exatamente isso – uma transição entre as fases vermelha e laranja – passa a valer já a partir deste domingo, 18.

Neste primeiro momento, seguindo as regras que valem para todo o Estado de São Paulo, as igrejas poderão realizar cultos e missas presenciais e o comércio também está liberado. “Amanhã, sábado, publicaremos um decreto acompanhando o Plano SP, liberando as igrejas para trabalhar junto com o comércio já a partir do dia 18, domingo agora. E neste mesmo decreto vamos publicar também as regras para o dia 24, no sábado que vem. Que vão funcionar academias, salões de beleza e restaurantes”, disse Alexandre Ferreira.

A decisão de fazer a Fase de Transição foi tomada pelo Governo de SP após uma leve melhora na taxa de internações pela covid-19 no estado que agora é de 85%.
Com as novas regras shoppings e lojas de rua poderão ter atendimento presencial a partir deste domingo, das 11 às 19 horas, com público limitado a 25% da capacidade total.

No caso dos cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas, são permitidas as atividades desde que com distanciamento e controle de acesso.
Já a partir do dia 24, próximo sábado, restaurantes e lanchonetes poderão ter atendimento presencial das 11 às 19 horas, também com 25% da capacidade total. Os bares seguem sem permissão para atendimento presencial, mas podem funcionar como restaurantes (público sentado, serviço de alimentos para acompanhar bebidas) – neste caso, devem seguir as regras de restaurantes.

Salões de beleza e cabelereiros poderão retomar o atendimento presencial a partir de 24 de abril, das 11 às 19 horas, com 25% da capacidade total.
Já as academias, clubes e centros esportivos poderão funcionar, também a partir do dia 24 de abril, das 7 às 11 horas e das 15 às 19 horas, apenas para atividades físicas individuais agendadas, com 25% da capacidade total.
Vacinas

No vídeo o prefeito aproveitou para reforçar que Franca tem acompanhado o que tem acontecido no Estado de São Paulo e também no Brasil. “Por exemplo, o Brasil tem hoje uma relação entre vacinados em relação a população total em torno de 12.10%, o Estado de São Paulo 12.8% e aqui na nossa cidade estamos perto de 12.5%. Ou seja, todos nós, Franca, Estado e Brasil estamos com 12% de vacinados contra o covid”, disse.

O prefeito reforçou que gostaria que fosse possível vacinar todos, mas que segue a regra do Estado e do Ministério da Saúde. “Surgiram algumas informações de que Franca estaria sendo preterida, estava com mais dificuldade que os outros, mas não é, ela é proporcional no País todo.”

Alexandre Ferreira ainda relatou que a administração municipal fez contato com todos os laboratórios que representam as vacinas possíveis de virem para o Brasil. “Por enquanto todos eles nos responderam que só comercializam vacinas para o Ministério da Saúde, até que se mude essa regra só o Ministério pode comprar. Mas garanto a vocês, se ela for modificada e a gente puder comprar, nós vamos comprar vacinas para todos”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo