Local

Alexandre Ferreira presta contas de ações de enfrentamento à pandemia

O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) realizou uma prestação de contas das ações de enfrentamento à pandemia que foram tomadas pelo seu governo nos primeiros três meses do seu mandato. O pronunciamento foi feito no fim da tarde de ontem, 9, na página oficial do Facebook da Prefeitura de Franca e teve a duração de aproximadamente 20 minutos. Durante sua fala, o prefeito relatou as ações tomadas nos quase 100 dias de governo exclusivamente em relação a Covid-19. “Nesses três meses fizemos mais do que foi feito em todo o ano de 2020… Mudamos o atendimento de saúde, recebemos um sistema de saúde completamente desmontado, desmotivado e desorganizado. E o que fizemos? A gente transformou o Pronto-socorro em um polo de atendimento de Covid realmente. Estruturado e encorpado, como se fosse um hospital de apoio aos hospitais que já atendiam”, disse o prefeito.

Foram abertos 8 leitos de UTI no Pronto-socorro “Dr. Álvaro Azzuz”, além de chegar a 32 leitos de enfermaria no PS. Também foi realizada a instalação de um novo tanque de oxigênio no local que garante o fornecimento por até 30 dias ininterruptos. “Essas ações nos deu a oportunidade de tratar e cuidar dos pacientes dentro do próprio Pronto-socorro, mesmo sem ter vagas nos hospitais e especialmente nos momentos mais críticos”, disse. “Sem essas medidas, infelizmente já teríamos perdidos pessoas a espera de uma vaga, passamos 15 quase 20 dias com 100% de ocupação de leitos. Foi uma solução”, completou.

Sobre as UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) o prefeito citou o número de leitos disponíveis, que passou de 30 para 67, mas reforçou que segue trabalhando em conjunto com os governos e hospitais para aumentar mais. “Leito de UTI tem limite. Vamos conseguir aumentar um pouco mais? Vamos. Mas mesmo assim, aumentando a cada dia, precisamos da ajuda de vocês… Saiam só na medida do possível e do necessário”, pediu.

Sobre a testagem, o prefeito afirmou que aumentou o número de testes. Em dezembro, segundo ele, eram feitos em média 42 exames de covid por dia e hoje são realizados em média 132 testes por dia. Com isso, segundo Alexandre Ferreira, a taxa de transmissões que era de 2,5 agora é de 0,9.

Fiscalização

Durante o pronunciamento o prefeito falou sobre o trabalho e as dificuldades enfrentadas pela fiscalização da Prefeitura. Ele afirmou que seriam necessários entre 300 e 400 fiscais para atender todas as denúncias imediatamente, mas reforçou que o trabalho tem sido feito “na medida em que são recebidas”. “O que eu quero reforçar é o pedido de ajuda para vocês. Falem para que as pessoas fiquem em casa, não participem de aglomerações, respeitem as medidas de contenção do avanço da Covid-19”, disse Alexandre Ferreira.

Vacina

O prefeito também falou sobre a vacina. Até ontem foram aplicadas mais de 50 mil doses na cidade, entre primeiras e segundas doses. Ele reforçou ainda que o número de vacinas e o público-alvo são determinados pelo Governo do Estado. “Eu sei que é urgente a vacinação. A única chance que temos de ficar mais tranquilo é vacinar toda a população”. O prefeito também reafirmou que a Prefeitura está se preparando para comprar as vacinas assim que possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo