LocalRegião

Ato reúne deputado, sete prefeitos e vereadores para cobrar hospital público do Estado em Franca

Um evento que reuniu centenas de autoridades federais, estaduais e regionais na Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira, marcou o Ato Pró-Hospital Público de Franca. A reunião política foi organizada pelo deputado federal Arnaldo Jardim e o vereador francano Daniel Bassi. Ambos estão à frente do movimento regional que pretende conseguir a construção de um hospital público estadual que atenda a população de Franca e os mais de 20 municípios vizinhos. A sensibilização do Estado certamente passará pelo poder de fogo político da Região. E esta demonstrou força: compareceram ao ato sete prefeitos, dezenas de vereadores e lideranças de 22 municípios.

Também marcaram presença entidade de classe e clubes de serviços, como OAB, Sindicato Rural de Franca, Rotary, Lions Club e associações de moradores. Ainda compareceu, e discursou, o diretor da DRS de Franca e ex-prefeito de São Joaquim da Barra, Marcelo Mian, que também é médico e apresentou um estudo pormenorizado que explica tecnicamente e justifica a necessidade de um hospital do Estado para atender Franca e Região. “Este estudo feito pelo dr. Mian foi muito aplaudido na Secretaria Estadual de Saúde e está nas mãos do vice-governador para que ele possa bater o martelo sobre a construção do hospital”, disse Arnaldo Jardim.

O próximo passo, agora, segundo Arnaldo Jardim, será uma reunião com o vice-governador Rodrigo Garcia, que está à frente da questão. O encontro deve ocorrer no início do ano que vem.

Presenças de peso

O deputado Roberto Engler, que também manifestou o seu apoio ao hospital na cidade de Franca, para atender toda a região, se fez representar pelo assessor Wendel Luciano. Entre as outras autoridades, comparecem o advogado Acir Matos Gomes, presidente eleito da OAB de Franca, com sua vice, Luiza Gouveia; Adriano Migani, representando os cinco Lions Clubes de Franca; José Henrique Mendonça, do Sindicato Rural de Franca; além de diretores do Rotary.

Prefeitos unidos

O discurso de abertura foi feito por Marcelo Mian. Ele apresentou diversos dados técnicos, como represamento de cirurgias eletivas, exames importantes, déficit de leitos. “Acredito que este projeto prosperará. O governo do Estado sempre prezou pela vida e pela ciência e agora não será diferente. A obra mais importante de uma administração é cuidar de seu povo. O hospital estadual de Franca fará isso.

Em seguida, Mauro Barcellos, de Patrocínio Paulista, também médico, apontou um importante detalhe. “A região de Ribeirão tem cinco hospitais estaduais com 1,5 milhão de habitantes. Franca tem quase 800 mil habitantes e não tem nenhum. Os números mostram a grande demanda reprimida. Necessitamos deste hospital e vamos trabalhar insistentemente para conseguir este benefício”, disse.

Quem se pronunciou na sequência foi o prefeito de Morro Agudo, igualmente médico, que defendeu, também o hospital para Franca. “Primeiro, temos que agradecer a Santa Casa. Não vamos deixar o financiamento da Santa Casa diminuir. O hospital estadual vem para somar, oferecer ensino, assistência e pesquisa”, explicou. “Temos que nos unir para consolidar este pleito”, completou.

Prefeito de Ituverava, Luizinho Araújo também se colocou à disposição do movimento. “Estamos fazendo uma aliança do bem. Acredito que logo estaremos inaugurando este hospital estadual gratuito para Franca e Região. Deus é mais e está conduzindo a nossa Região”, afirmou.

Também presente no evento, Gerson Alves, de Itirapuã, que explicitou o seu apoio. “Para nossa região é muito importante, esse hospital virá para ajudar muito a nossa Região. Eu apoio totalmente este projeto em tudo o que precisar”, garantiu.

O prefeito de Buritizal, Daniel Sarreta, que veio a Franca acompanhado de vereadores da cidade, parabenizou a mobilização encabeçada por Jardim e Bassi. “Vai agregar muito em nossa região, principalmente nesta fase que estamos vindo, de pós-covid. Olha, é muito trista para a gente, como prefeito, precisar de uma vaga para um morador e não ter. Contem comigo e com nosso município”, declarou.

Éder Gonçalves, prefeito de Jeriquara, disse que administra o menor município da Região e que seu contato com a população é muito direto. “Hoje mesmo temos um paciente de Jeriquara em Pedregulho, esperando vaga em Franca e não consegue. Um hospital do Estado aqui vai ser de muita valia para nossa população, para os moradores de todos os municípios da Região. Que Deus nos permita que esse sonho se torne realidade”, discursou.

Finalizando as falas dos prefeitos, Élson Gomes, que exerce o cargo interinamente em Cristais Paulista. “Essa força política é muito importante. Eu trabalho no SAMU de Franca e sei a importância desse hospital estadual para nossa Região. Acompanhamos toda a luta durante a pandemia. Vejo o empenho do Arnaldo, do Bassi, e de todos os políticos aqui presentes. Vamos acreditar”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo