Local

Beneficiados pelo programa “Minha Chance Jovem” começam cursos de capacitação na Fatec

Os primeiros adolescentes selecionados para o programa “Minha Chance Jovem”, que tem como objetivo principal tirar das ruas crianças e jovens que estão em situação de trabalho infantil, começaram a frequentar os cursos de capacitação que integra realizado em parceria com a Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Franca.

Nesta primeira etapa foram selecionados 29 adolescentes, com idade a partir de 16 anos, que frequentarão as atividades que abordarão os temas de ‘Mídias Digitais’, ‘Marketing Pessoal’ e ‘Informática Atendimento Pessoal’, com aulas de segunda a quinta-feira, das 14 às 17 horas. As atividades estão previstas para seguir até o dia 10 de dezembro. Os beneficiados receberão vale-transporte, lanche no horário de aula, material do curso, reforço escolar e atividades de esportes e lazer, além do auxílio de R$ 300, por um período de até quatro meses. O pagamento só será realizado mediante a frequência do jovem à escola e no curso de qualificação e aprendizagem.

Um levantamento recente da Secretaria de Ação Social, feito pelo Serviço de Abordagem Social, identificou 195 situações de exploração de trabalho infantil. Nos últimos meses, com a pandemia e as aulas on-line, cresceu o número de crianças e adolescentes nos semáforos espalhados pela cidade. Na maioria das vezes esses jovens realizavam a limpeza dos vidros dos veículos ou vendiam doces.

O programa Minha Chance Jovem é realizado em conjunto pelas secretarias de Ação Social, Educação, Saúde, Desenvolvimento, Esporte e Cultura.

“O que compete à prefeitura está sendo feito. Estamos buscando soluções para oferecer a esses adolescentes, educação de qualidade, capacitação e treinamento para que eles possam ser direcionados ao mercado de trabalho no momento certo, além da melhoria da qualidade de vida para todos e suas famílias”, disse o prefeito Alexandre Ferreira que visitou a Fatec nessa segunda-feira, 25, e conversou com os adolescentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo