Local

Cirurgias eletivas serão retomadas com desafio de esvaziar fila de 13 mil pacientes

Depois de um longo período paralisadas em função da pandemia, as cirurgias eletivas serão retomadas em Franca. O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB) durante coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, 4. Os procedimentos, que estavam suspensas por determinação da lei federal 13.992, serão realizados em parceria com a Santa Casa de Franca. Um levantamento da Secretaria de Saúde de Franca aponta que mais de 13 mil pessoas esperam por cirurgias eletivas na cidade. Esse número, segundo a administração, tem se mantido desde dezembro do ano passado, mesmo com a paralisação dos últimos meses.

“A pandemia trouxe uma dificuldade de cumprir metas em relação aos atendimentos de saúde, porque foram restritos. As cirurgias eletivas tiveram dificuldades para que fossem realizadas, os exames consultas. Tivemos com a pandemia uma piora nas condições de cada paciente”, disse o prefeito. Com a parceria, a Santa Casa de Franca poderá realizar mensalmente até 200 cirurgias de baixa até alta complexidade. As vagas e encaminhamento dos pacientes será realizado pela Secretaria de Saúde e o DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde).

Para a realização das cirurgias a Prefeitura deve investir R$ 2 milhões e o governo do Estado de São Paulo R$ 21 milhões. Além de pacientes de Franca, também serão atendidas pessoas de cidades da região, em um total de 21 mil cirurgias.

GINECOLOGISTAS

O prefeito falou ainda sobre um problema que se arrasta por muitos anos em Franca: a falta de ginecologistas na rede municipal. Para isso, ele lançou o Mais Consultas, no qual a Prefeitura comprará 4,5 mil consultas ginecológicas e poderá, assim, diminuir a fila de espera. Atualmente, a rede pública acompanha 86 mil mulheres pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Alexandre Ferreira afirmou que no último concurso público apenas quatro médicos ginecologistas passaram e para atender a demanda municipal seriam necessários 40. A licitação para a contratação das 4,5 mil deve ser publicada na edição desta sexta-feira, 5, do Diário Oficial do Município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo