Local

Emprega Franca: grupo do Zap é hoje página do Face que alcança mais de 25 mil pessoas por dia

Há cerca de 4 anos, os amigos Rosângela Maria e Wallace Miranda criaram no WhatsApp um grupo para divulgação de vagas de emprego. A ideia, que começou de forma despretensiosa, cresceu, ganhou espaço em outras plataformas e hoje alcança, pela estimativa dos administradores, cerca de 25 mil pessoas por dia. Essas milhares de pessoas recebem informações a respeito de vagas abertas em empresas de Franca e região e vêem no Emprega Franca um caminho para a sonhada recolocação profissional, ou mesmo para o primeiro emprego.
Uma das administradoras das plataformas nas quais o Emprega Franca está presente, Janaina Rezende, disse que hoje em dia é difícil até mensurar quantas vagas são publicadas por dia, uma vez que elas são repassadas para vários grupos, além dos 10 grupos no WhatsApp do próprio Emprega Franca, que também está presente no Telegram, do Instagram, do perfil e grupo fechado no Facebook . “A ideia cresceu muito, mas a essência permanece. Queremos alcançar o maior número de pessoas possível e ajudá-las a se recolocarem no mercado de trabalho, disse ela, que divide com Wallace e Rosângela o trabalho voluntário de administrar o grupo e as informações postadas. Em entrevista à Folha de Franca, Janaina contou um pouco mais de como é esse trabalho.

Como surgiu a ideia de criar o grupo Emprega Franca?
A Rosângela e o Wallace participavam de um Grupo de Polícia 24 horas (também do WhatsApp) em 2017, no qual as pessoas começaram a postar vagas de empregos e prestação de serviço. Então eles perceberam que estava fugindo do foco e tiveram a iniciativa de criar um grupo exclusivo para divulgação de vagas, nascendo assim o Emprega Franca.
Vendo o crescimento rápido e a dimensão o grupo tomou, para ajudá-los, eu assumi como administradora em 2018, uma vez que eles tinham emprego fixo e não tinham tempo livre suficiente para cuidar do projeto .

Como funciona na prática a “seleção” das vagas publicadas?
Como fazemos esse trabalho de forma voluntária, algumas vagas repostamos das redes sociais, e outras somos procurados pelo empregador e agências de empregos, que nos pedem para postar e divulgar em nossas redes.

Qual o principal objetivo do grupo?
Alcançar o maior número de pessoas possível, ajudando-as a se recolocarem no mercado de trabalho.

Hoje o Emprega Franca está disponível em quais plataformas? São quantas pessoas alcançadas?
Estamos com 10 grupos no WhatsApp, 1 no Telegram, e temos Instagram, perfil no Facebook grupo fechado no Facebook.
Hoje já não conseguimos mais dimensionar exatamente quantas vagas postamos quantas pessoas alcançadas, tendo em vista que as vagas são repassadas a outros grupos, mais acreditamos que uma média de 25 mil pessoas/dia, dentro das plataformas que administramos.

As vagas são apenas para Franca?
São para Franca e região.

Quantos voluntários participam da iniciativa?
Somos em 3 administradores, Janaina Rezende, Rosângela Maria e Wallace Miranda

É possível dizer quantas pessoas já encontraram um emprego através do Emprega Franca ao longo da existência do grupo?
Temos muitos feedbacks positivos, mas números exatos não conseguimos dimensionar. Numa estimativa nossa, acreditamos que tenhamos ajudado cerca de duas mil pessoas, tendo em vista o tamanho de nosso alcance.

O Emprega Franca tem parceria com empresas para ajudar na divulgação das vagas e chegar a mais pessoas?
Parcerias não, mas sempre que somos procurados por empregadores e agências de emprego, fazemos a divulgação de forma gratuita.

Quais as expectativas de vocês para o futuro do Emprega Franca?
Nosso principal foco é ajudar de forma voluntária as pessoas a entrarem e a se recolocarem no mercado de trabalho. Pensamos, em um futuro próximo, ajudar de maneira presencial essas pessoas.

Janaina contou que o Emprega Franca às vezes recebe manifestações de agradecimento quando uma pessoa consegue colocação profissional. Abaixo, um agradecimento que a emocionou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo