Local

Firma: um olhar sobre mulheres pretas em Franca

Nos próximos dias os francanos – e telespectadores de todos os lugares do mundo – poderão acompanhar pelo Youtube o documentário Firma: um olhar sobre mulheres pretas em Franca. O projeto, que foi gravado no último mês de fevereiro, contará com entrevistas nos lares e empregos das personagens. O lançamento está marcado para a próxima semana, no dia 26. O documentário traz a história de oito mulheres pretas, com idade de 33 a 70 anos, atuantes em diversas áreas profissionais como secretaria do lar, advogada, professora, assistente social, empreendedora, costureira, jornalista.

Todas possuem jornadas duplas triplas durante suas jornadas de trabalho.
“Nosso principal objetivo é mostrar a narrativa dessas oito mulheres pretas registrar suas trajetórias que se conectam ao solo Franca e atravessa tantas outras histórias de mulheres pretas”, conta a produtora Tuanny Miller.

O nome “Firma” foi escolhido para o documentário em alusão a cultura local francana dos trabalhadores de chamarem as empresas de firmas. “Chegamos nesse nome, pois na cidade de Franca as empresas levam o nome de firma como uma cultura local e entendemos que nós, mulheres pretas, somos a firma dessa sociedade, somos a base que sustenta toda essa estrutura social”, explica a produtora Tuanny Miller.
“Todas nós sempre quisemos contar a nossa história. Isso é muito importante, histórias pretas sendo contadas por pessoas pretas”, completou a produtora.


Financiamento

Parte da produção do documentário foi custeada pelo edital referente a lei Aldir Blanc, que surgiu com o objetivo de auxiliar trabalhadoras e trabalhadores da Cultura bem como espaços culturais brasileiros no período de isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19.
Além disso, segundo a produtora, o documentário conta com apoio Cultural de empresas locais e doações de quem se interessa em ajudar. Os interessados em apoiar o projeto podem cooperar através das redes sociais do documentário Firma (https://www.instagram.com/docfirma/)
Toda a equipe, incluindo as personagens e equipe de produção, realizou os testes de Covid-19 durante o período de gravações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo