Local

Franca é 4ª melhor em ranking de saneamento básico no Brasil

Franca é a 4ª melhor no ranking de Saneamento Básico do Instituto Trata Brasil. A cidade – que perdeu a liderança no estudo em 2020 após seis anos consecutivos em primeiro lugar – está atrás de Santos, que pela segunda vez ocupa a liderança, Maringá (PR) e Uberlândia (MG). O ranking foi divulgado na última segunda-feira, 22, Dia Mundial da Água.

Apesar de ocupar a quarta posição, Franca se destaca com percentuais elevados nos diferentes indicadores e 9,37 na nota total. Entre os itens que a cidade conseguiu a nota máxima estão o atendimento urbano de água e esgoto e novas ligações. A cidade também tem a terceira menor tarifa média entre as dez primeiras colocadas.

O levantamento é feito em parceria entre o Trata Brasil e a consultoria GO Associados e abrange os 100 maiores municípios do país. O ranking é elaborado a partir dos dados da base 2019 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ponderando índices de acesso à água e ao esgotamento sanitário (coleta e tratamento de esgoto), população total atendida com água tratada e com rede de esgoto, tratamento do esgoto, índice total de perda de água tratada, tarifa média praticada investimentos. O estudo calcula a nota total para cada município, que pode chegar até 10.

Na liderança do ranking, Santos tem 100% de atendimento de água, além de índices de coleta e tratamento de esgoto de 99,93% e 97,63%, respectivamente, alcançando a nota total de 9,92. Com notas total 1,84 e 1,45, Porto Velho (RO) e Macapá (AP) ocupam, respectivamente, as piores posições no ranking.

“Vimos com preocupação que os municípios mais bem colocados se mantém entre os que mais investem, enquanto as cidades que mais precisam evoluir persistem com baixos investimentos em água e esgotos. Se nada mudar, ampliaremos a noção de termos dois “Brasis” … o dos com e o dos sem saneamento”, disse o Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil.

Em nota a Sabesp informou que trabalha fortemente com obras e ações visando à eficiência nos serviços de saneamento em Franca. “O município obteve a nota 9,37 de um total de 10 na avaliação do Instituto Trata Brasil, o que demonstra a alta qualidade do serviço prestado pela Sabesp. A oscilação na posição do ranking é natural e não depende só do desempenho de uma cidade específica, mas também da evolução dos outros municípios. A Companhia reforça ainda que a posição de Franca continua boa e os indicadores permanecem excelentes, e que os serviços de água e esgotamento sanitário no município já estão universalizados há mais de duas décadas, desde março de 1998.”

A Sabesp reforçou ainda que no caso de Franca, no ano de 2019, que é a base do ranking de 2021, ocorreu a paralisação das obras do sistema Sapucaí-Mirim, devido a uma demanda judicial, e isso acarretou uma redução no nível de investimento, o que provocou uma leve diminuição no índice e, portanto, também na classificação quanto a esse critério. As obras já foram retomadas no ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo