Local

Franca tem 4 mortes e 125 novos casos de Covid-19

Franca registrou mais quatro mortes em decorrência do coronavírus nesta quinta-feira, 25. Agora já são 418 mortes pela doença na cidade. Tratam-se de uma mulher, com 47 anos e três homens, com idades de 43, 51 e 64 anos, que apresentavam comorbidades. Ainda foram registrados 125 novos casos positivos de Covid-19, saltando de 21.407 para 21.532 pessoas infectadas na cidade.

Também foram registrados 140 novos casos suspeitos. Já o número de pacientes recuperados subiram de 19.869 para 20.004 pessoas.

No total, 49 dos 59 leitos de enfermaria disponíveis estão ocupados atualmente. Depois de atingir 100% da ocupação ontem, hoje estão livres 6 leitos de UTI/SUS Adulto, de um total de 52 disponíveis. No caso de leitos UTI da rede particular 27 estão ocupados de 31 disponíveis. “As pessoas precisam entender que não existe fórmula mágica, infelizmente. Até que ao menos uma grande parcela da população esteja vacinada a orientação é uma só: evitar aglomerações, manter o distanciamento, usar máscaras, álcool em gel e, sempre que possível, não sair de casa. Não é o momento de lazer e sim de cuidar da sua vida e da dos outros”, disse o médico Homero Rosa, da Vigilância Epidemiológica de Franca.

O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) anunciou nesta noite a abertura de novos dez leitos UTI/SUS no AME Franca e mais seis leitos de enfermaria no Pronto-socorro Municipal “Álvaro Azzuz”.

Apelo à conscientização

Ontem à noite a prefeitura de Franca colocou em sua página do Facebook um vídeo emocionante (veja abaixo) com a equipe de enfermagem da Ala Covid do Pronto Socorro Álvaro Azzuz, em Franca. Os profissionais relatam não só o cansaço físico, como também mental. “Estamos vivendo um esgotamento emocional”, relata o enfermeiro Paulo Figueirali no vídeo.

“Sempre foi difícil trabalhar na ala de ‘urgência’, né? Nossa rotina nunca foi fácil. Mas agora está o extremo”, desafaba Carla dos Reis, outra enfermeira que dá seu testemunho para o vídeo da prefeitura. Em outro momento, o enfermeiro Adilton Salles é taxativo: “Vocês que amam seus filhos, seus familiares. Tenha esses cuidados, preste atenção nos protocolos, siga as orientações, por favor”.

Impactante, o vídeo tenta, mais uma vez, conscientizar a população da importância do distanciamento social, do uso correto de máscaras e álcool para desinfetar as mãos como protocolos simples para tentar reduzir o número de infectados na cidade e, assim, reduzir a pressão por leitos de UTI no município e região. (Clique aqui para assistir ao vídeo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo