Local

Franca volta ao Plano São Paulo: lotéricas e bancos podem funcionar

Depois de nove dias com regras mais restritivas, que iam desde o fechamento das agências bancárias e lotéricas até a suspensão parcial do transporte público, Franca seguirá a Fase Emergencial do Plano São Paulo a partir desta quarta-feira, 31. As medidas mais restritivas impostas pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB) para conter o avanço da Covid-19 na cidade terminam às 23h59 de hoje. Em um vídeo publicado nesta noite de terça-feira em suas redes sociais, o prefeito confirmou que um novo decreto será publicado na edição de amanhã do Diário Oficial do Município.

“Hoje Franca tem o segundo menor índice de transmissão a doença no Estado de São Paulo. Nosso pico chegou a 2.57 e nesta semana estamos com 0.9. O momento ainda é preocupante, nós não podemos relaxar de forma nenhuma. Por isso, estamos publicando um novo decreto nesta quarta-feira seguindo as regras da fase emergencial do Plano SP”, declarou Alexandre Ferreira.

No vídeo o prefeito afirma que se solidariza com os setores impactados com o Plano SP e que estão sofrendo com isso. Ele também afirma estar cumprindo uma decisão da Justiça que o impede de adotar qualquer regra mais flexível que o Plano SP. “Seguimos trabalhando, junto com o Governo do Estado, Santa Casa, os ministérios públicos Estadual e Federal e a Defensoria Pública para que mais leitos sejam abertos aqui no AME de Franca. Use máscaras e não faça aglomerações”, completou.

Também na noite de hoje o presidente do Grupo Santa Casa, Tony Graciano, confirmou que até a próxima sexta-feira, 02 de abril, os dez leitos de UTI/SUS/Covid anunciados recentemente pelo prefeito Alexandre Ferreira já estarão disponíveis, totalizando 25 leitos UTI/SUS/Covid no AME de Franca.

Fase emergencial

Entre as principais mudanças com o fim do decreto e a aplicação das medidas da Fase Emergencial está a liberação para funcionamento das agências bancárias, lotéricas, transporte público em horário normal, consultórios médicos, escolas particulares e postos de combustíveis. Na Fase emergencial escritórios em geral e atividades administrativas devem funcionar em home office.

No caso de estabelecimentos comerciais o atendimento pode ser feito por delivery ou retirada de automóvel, sendo proibido retirar produtos diretamente no local. O mesmo vale para o comércio de material de construção.
Para bares e restaurantes, além do delivery, volta a valer a retirada no sistema de drive-thru. Mercearias e padarias podem funcionar seguindo as regras de supermercados, com proibição de consumo no local.

As atividades esportivas coletivas também estão proibidas. Academias não podem funcionar. No caso de atividades religiosas segue proibido a realização de atividades coletivas como missas e cultos, mas é permitido que templos, igrejas e espaços religiosos fiquem abertos para manifestações individuais de fé.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo