Local

Frio intenso: Ação Social já acolheu mais de 215 pessoas em situação de rua

Um levantamento apresentado pela Secretaria de Ação Social nesta sexta-feira, 20, apontou que 219 pessoas em situação de rua foram acolhidas durante a ação emergencial realizada desde a última segunda-feira, 16, para o amparo e enfrentamento contra o frio intenso. Uma média de 44 pessoas foram amparadas durante essa semana nas vagas emergenciais criadas para os serviços da Casa de Passagem, Abrigo Provisório e Acolhimento Noturno. Ao todo, foram disponibilizadas 50 vagas, passando de 128 para 178 vagas disponíveis.

De acordo com a Secretaria, durante as abordagens realizadas nos períodos diurno e noturno, foram atendidas 85 pessoas por dia, sendo oferecidos alimentos, cobertores e agasalhos. Ao todo, foram doados 730 cobertores e servidas 900 refeições, entre café da manhã, almoço e jantar até o momento, incluindo as famílias atendidas pelos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).

A ação emergencial conta com o apoio da Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Civil Municipal, Fundo Social de Solidariedade e FEAC. A população também tem ajudado com doações.

Segundo a Secretaria de Ação Social, este trabalho continuará sendo realizado até o final do mês de julho e a partir do próximo mês contará com o auxílio encaminhado pelo Governo do Estado para a oferta de novas vagas nos serviços de acolhimento, durante o período de baixas temperaturas.

A utilização dos recursos do Fundo Estadual de Assistência Social foi aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, de acordo com a  Resolução n.º 15, de 12 de maio, publicada no Diário Oficial do último dia 13. São recursos extraordinários, em caráter emergencial e em parcela única, no valor de R$ 70 mil, a serem repassados pelo Fundo Estadual ao Fundo Municipal de Assistência Social, para a ampliação de 24 vagas nos Serviços para a População em Situação de Rua, para os meses de junho, julho e agosto deste ano, durante as baixas temperaturas.

Telefones úteis

Durante o final de semana os atendimentos serão prestados sem alterações. Quem precisar acionar os serviços podem entrar em contato pelo telefone do Espaço Dignidade – (16) 99603-3456 das 7 às 15h; entre 15 às 22h, poderá ser contatado o Serviço de Abordagem Social (16) 99965-6571; e das 22 às 7h, a Guarda Civil poderá ser acionada pelo telefone (16) 3724-1033 para o atendimento aos chamados feitos pela comunidade para o acolhimento das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo