LocalVariedades

Hoje é Dia do Artista de Teatro!

O Dia do Artista de Teatro é comemorado em todo o Brasil no 19 de agosto. A data homenageia todos os profissionais e amadores que atuam em performances teatrais, e não falamos apenas dos atores e diretores, mas também os responsáveis pela sonoplastia, iluminação e figurino. Todas as funções são fundamentais para o sucesso de qualquer espetáculo teatral.

As representações teatrais acontecem no Brasil desde o século XVI, com encenações sobre temáticas religiosas com a intenção de catequizar a população.

No entanto, apenas com a vinda da família real portuguesa para o país, em 1808, que os primeiros teatros começaram a surgir no Brasil.

Origem do Dia do Artista de Teatro

O Dia do Artista de Teatro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, que regulamenta as profissões de artista e técnico de espetáculos de diversões.

A lei, mesmo sendo criada em 24 de maio, só foi publicada em 19 de agosto de 1978, por isso a escolha desta data para homenagear os artistas do teatro, que estão intimamente ligados aos espetáculos de entretenimento.

Em nossa cidade, a Fetanp (Federação do Teatro Amador do Nordeste Paulista) caminha para completar 60 anos ininterruptos de incentivo às artes cênicas. A entidade de apoio ao teatro amador foi fundada em 06 de maio de 1964, sem fins lucrativos e é considerada de utilidade pública, conforme Lei Municipal número 2123/1972. 

São 58 anos de atividades, tendo como fundadores os idealistas e saudosos José Cyrino Goulart (que dá nome do Teatro Municipal) e Orlando Dompieri (que dá nome de Teatro Municipal de Bolso).
Seu patrimônio cultural é uma conquista dos artistas francanos: uma biblioteca, o tradicional Festival “Águas de Março” e um gigantesco acervo no MTAP (Museu do Teatro Amador Paulista).

Por se tratar uma entidade legalmente instituída, é a mais antiga da cidade e a que criou e continua mantendo o Festival “Águas de Março”. A Fetanp também realiza mostras e projetos culturais virtualmente divulgados pelo Facebook do MTAP.

Os membros da Fetanp são voluntários. Através da entidade, os grupos amadores de teatro e os atores solos conseguem contatos com os grupos de outras cidades para troca de experiência e reciclagem de aprendizado.

Dentre os objetivos e ações da entidade, estão:

  • Disponibilizar aos estudantes, artistas amadores de teatro e pesquisadores, a biblioteca composta de 1.130 obras exclusivas de artes cênicas, fotos e vídeos;
  • Disponibilizar aos pesquisadores todo acervo de documentos históricos dos pioneiros pela implantação do teatro amador do Estado de São Paulo, fotos, jornais, vídeos, cartazes e troféus dos espetáculos premiados e com reconhecimento nacional pelos órgãos que praticam a política cultural de incentivo às artes;
  • Idealização do Festival “Águas de Março”, que no ano de 2019 estava em sua trigésima edição e garantiu gratuitamente a participação dos artistas amadores de Franca e Região nas atividades culturais, revelando artistas em todas as áreas: teatro, dança, música, poesias encenadas e performances;
  • Garantir a participação da população nos Festivais “Águas de Março”, com entrada gratuita nos espetáculos que se apresentam durante a realização do evento, que tem em média um público de 9 mil pessoas, durante 11 dias de Festival todos os anos;
  • Doação ao Fussol (Fundo de Solidariedade do Município de Franca) de toda a arrecadação de leite e óleo da Campanha “Ingresso Solidário” oriundos dos eventos culturais de realização da Fetanp.

“A Fetanp é administrada por voluntários e amadores de teatro”, esclarece seu atual presidente, José Reinaldo Cardoso Junior, também integrante do Grupo Teatral Painel. José, ao lado de Rejane Aparecida Genaro, integra a Comissão de Curadores do Museu do Teatro Amador Paulista, que ocupa uma sala especial do Teatro Municipal de Franca.

A Fetanp é parceira do Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de São Paulo, presidida pelo jornalista Carlos Pinto, e de 12 cidades paulistas de voluntários e pioneiros pela implantação do teatro amador no Estado.
Os integrantes dos Núcleos são os responsáveis pelo envio de documentos históricos para o Museu do Teatro Amador. “É importante ressaltar que os administradores públicos de Franca têm valorizado e reconhecido essa trajetória cultural”. A Fetanp tem sua sede anexo ao Teatro de Bolso “Orlando Dompieri”, na Rua Nabi Haber, 250, bairro São José.

2 Comentários

  1. Sim ser artista é uma honra, temos sim contratempos, mas o prazer de poder passar uma mensagem, tirar sorrisos das pessoas e até causar reflexões me deixa muito , muito feliz em ser artista, eu me encontro nas artes no palco mas me atrevo um pouco nas outras

  2. Sim ser artista é uma honra, temos sim contratempos, mas o prazer de poder passar uma mensagem, tirar sorrisos das pessoas e até causar reflexões me deixa muito , muito feliz em ser artista, eu me encontro nas artes no palco mas me atrevo um pouco nas outras áreas. Sou da FETANP, do MTAP. Parabéns a todos artistas .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo