Local

Instituto oferece 1,2 mil bolsas de estudos gratuitas para jovens de baixa renda

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos, conhecido como Ismart, abriu inscrições para o processo seletivo direcionado a jovens com idades entre 12 e 15 anos.

Criado em 1999, o Ismart é uma entidade privada, sem fins lucrativos, com convênio com algumas Secretarias de Educação, e que “identifica jovens talentos de baixa renda, de 12 a 15 anos de idade, e lhes concede bolsas presenciais em escolas particulares de excelência e online, além de acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. A instituição acredita que, com acesso à educação de qualidade, os bolsistas podem sonhar mais alto e atingir o sucesso profissional”.

Para este processo seletivo em andamento, o Ismart vai oferecer mais de 1.200 oportunidades em três projetos diferentes: Ismart On-line, Alicerce e Bolsa Talento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site até 17 de junho.

De acordo com as informações do próprio site, esses projetos têm o objetivo de desenvolver e orientar profissionalmente jovens, além de oferecer uma chance de acesso a uma plataforma de estudos online. A oportunidade pode ainda levar os interessados a conquistar uma bolsa integral em colégios localizados em Belo Horizonte (MG), Cotia (SP), Rio de Janeiro (RJ), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Sorocaba (SP). Para participar, o interessado deve ter renda per capita familiar de, no máximo, dois salários mínimos por pessoa.

Os projetos

O Ismart Online é para candidatos que cursam o 7º ano e oferece acesso a uma plataforma de estudos on-line, que reúne conteúdo didático, tecnologia e um programa especial de desenvolvimento.

O Projeto Alicerce também se destina a estudantes do 7º ano do ensino fundamental, que tenham no máximo 13 anos. Os selecionados fazem parte de um cursinho preparatório durante dois anos para que tenham a chance de ingressar em oportunidades de excelência no ensino médio.

O Projeto Bolsa Talento é voltado aos candidatos do 9º ano do ensino fundamental, com até 15 anos de idade, e oferece a esses estudantes a oportunidade de ingressar em colégios particulares para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral.

Benefícios

No Projeto Alicerce e Bolsa Talento, os benefícios são os seguintes:

a) bolsa de estudos integral para realização do curso preparatório em escolas particulares de excelência, parceiras do Ismart;
b) auxílio-transporte para deslocamento, por meio de transporte público, entre a residência do aluno e a escola particular em que o bolsista estiver matriculado. Para fins da concessão do auxílio-transporte, a distância entre a residência do aluno e a escola não poderá ser superior a 70 (setenta) km;
c) auxílio-alimentação para os dias de aula na escola particular;
d) material didático;
e) uniforme da escola particular parceira em que o aluno estiver matriculado;
f) acesso ao programa de desenvolvimento realizado por psicólogos e pedagogos do Ismart; e
g) participação em eventos e atividades culturais.

No Projeto Ismart Online, os benefícios são:
a) acesso à plataforma online com plano de estudos personalizado;
b) elaboração de projetos com uso da tecnologia;
c) evento presenciais;
d) orientação de jovens mais experientes da comunidade Ismart;
e) participação em atividades culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo