Local

OAB Franca alerta para golpes em clientes e advogados por aplicativos de mensagem

O presidente da 13ª Subseção da OAB de Franca, Acir de Matos Gomes, fez um vídeo na manhã desta terça-feira, 18, alertando a comunidade de advogados e a população sobre golpes que estão sendo realizados em aplicativos de mensagens. De acordo com Acir, bandidos estão se passando por escritórios de advocacia e advogados locais e pedindo dinheiro e documentos para clientes. Até mesmo advogados já receberam as mensagens suspeitas. A OAB vai pedir que se investigue os casos e orienta as pessoas que porventura recebam tais mensagens que as ignore e só respondam quando estiverem certos de que estão falando com seus representantes de fato. Há relatos sobre o golpe pelo Whatsapp por todo o estado de São Paulo.

A ousadia dos golpistas e a sofisticação da ação fez com que um dos clientes de um escritório quase passasse um alto valor para ter sua indenização “liberada”. “A mensagem chegou por Whatsapp com todos os dados corretos. Tinha o número da ação, meu nome completo e o número do meu documento. Parecia coisa séria”, disse Roberto (nome ficitício do cliente que preferiu manter seu nome em sigilo).

A partir daí, o golpista pediu para entrar em contato com outro número do escritório para receber outras informações. Pelo outro número e também por Whatsapp o cliente recebeu a mensagem do valor da ação e foi orientado a depositar um valor para que o escritório pudesse liberar o pagamento junto ao Estado. “Desconfiei da cobrança, pois já tive outras ações pagas pelo escritório e nunca foi cobrado qualquer valor, pois já vinha descontado a parte do escritório”, comenta Roberto*.

Ao ligar para o advogado responsável pela ação, Roberto* recebeu a informação de que se tratava de um golpe. “Fui orientado a desconsiderar a mensagem e a bloquear os números”, explica.

Segundo o presidente da OAB de Franca, o número de golpes na cidade é alto. Por isso, a entidade preparou um informativo que está sendo enviado para todos os escritórios e associados. “O alerta é: não envie documentos, não faça qualquer pagamento sem antes ter a certeza que está falando com o seu advogado, com a sua advogada”, diz Acir em vídeo.

Alessandro Macedo

É jornalista e editor da Folha de Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo