Local

Pastoral do Menor de Franca inaugura polo de aprendizagem

A Pastoral do Menor de Franca inaugurou na manhã desta sexta-feira, 23, o projeto Pipa (Polo de Iniciação e Preparação Para a Aprendizagem). A iniciativa, que beneficiará até 80 adolescentes em situação de vulnerabilidade, funcionará em um prédio na Avenida Eliza Verzola Gosuen, no Jardim Ângela Rosa. “O Pipa nasceu para atender a demanda de alta vulnerabilidade que temos na nossa cidade. Aqueles adolescentes que pararam de estudar, que passaram por internação, aqueles de fato que precisam de uma oportunidade. Eles serão capacitados e inseridos no mercado de trabalho”, disse o presidente da Pastoral do Menor, Padre Ovídio.

Para dar início ao projeto a Pastoral do Menor de Franca reformou o prédio, que é da própria entidade, onde antigamente funcionava outro projeto da Pastoral.
O objetivo do Pipa é promover a capacitação para o mercado de trabalho, visando a redução de violações de direitos, buscando o desenvolvimento destes jovens. A expectativa é incluir aqueles que atualmente não são atendidos por projetos como Ciee (Centro de Integração Empresa Escola), Senai e Senac.

Para o funcionamento do projeto a Pastoral do Menor contará com parcerias. Inicialmente, segundo Padre Ovídio, já foi firmada parceria com o banco Itaú. A Gerência Regional do Trabalho de Franca, além de toda a rede socioeducativa da cidade, acompanhará o projeto. A expectativa é encaminhar esses adolescentes para vagas de trabalho através do Jovem Aprendiz.

Serão oferecidas aulas de informática, reforço escolar, entre outras habilidades que são necessárias para a inserção no mercado de trabalho para adolescentes a partir dos 14 anos. O Pipa conta com profissionais como educadores, assistente social e psicólogo.
O Pipa começa a funcionar imediatamente, mesmo na pandemia. Para isso será realizado atendimento com o número reduzido de alunos por período e seguindo as determinações de segurança, como distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo