Local

Primeira mulher a presidir OAB-SP escolhe advogado francano para Conselho Estadual

No último dia 25, a OAB-SP promoveu suas eleições para a presidência da Ordem. A advogada criminalista Patrícia Vanzolini, doutora em direito penal, foi eleita e marca a história, sendo a primeira mulher na história da instituição a ocupar o cargo. As eleições também foram a de maior votação já registrada na OAB, com 67.935 votos elegendo a nova presidente.

Um francano faz parte desse importante momento da Ordem. O advogado criminalista Chiachiri Neto é um dos integrantes da chapa vencedora. Ele foi escolhido por Patrícia para a cadeira do Conselho Seccional, trazendo destaque Franca na nova gestão. “A Patrícia mostrou valorizar nossa cidade quando me escolheu para o Conselho. Das 5 chapas concorrentes, a única que contava com um conselheiro seccional (estadual) era a nossa. Então, fico muito feliz por ter esse privilégio de ser eleito após quase 20 anos de oposição”, disse o advogado.
“Há 18 anos lutávamos pela mudança na OAB-SP, militando na oposição estadual. Agora, enfim, vencemos. Com o acréscimo de ter sido uma vitória com uma chapa genuinamente de oposição, o que traz um gosto muito especial para essa conquista. Todo o contexto é motivador, conseguimos ser eleitos com a votação mais expressiva da história e ainda elegemos a primeira mulher presidente da OAB-SP”, comemorou.

Com relação aos planos e expectativas, o conselheiro seccional garante que a transparência será uma marca desse mandato. “Os propósitos do mandato serão calcados na transparência das contas, retorno da anuidade via ‘cash back’, ou seja, o advogado e a advogada terão o valor que eles pagam retornados via cursos de capacitação, via convênios, descontos em medicamentos etc. Outro ponto muito importante será a ideia de fazer uma OAB-SP sem viés partidário. Nós entendemos que a instituição OAB não pode ter partido político. O partido da OAB-SP serão os advogados e advogadas”, disse.
Se no âmbito estadual, Chiachiri atuou declaradamente como oposição, o mesmo não vale para o municipal. “Sempre mantive uma ótima relação com todos os advogados e profissionais do direito. Agora, à frente do Conselho Estadual, ele acredita que essa relação seguirá de cordial e muito produtiva.
Patrícia Vanzolini iniciará seu mandato no dia 01 de janeiro de 2022 e estará à frente da OAB-SP durante os próximos 3 anos, até dezembro de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo