Local

Projeto busca auxiliar na alfabetização de mulheres na periferia de Franca

O projeto “Voz e Palavra: Periferia ta de pé” é idealizado pela pedagoga, atriz, arte educadora e produtora Elisa do Nascimento. O projeto busca a difusão e oferta de encontros/aulas para mulheres na periferia acima de 16 anos, focadas na alfabetização básica e letramento através de poesias, pinturas, músicas, experimentos teatrais relacionados a artistas femininas.

Com o foco em construir três grupos distintos, em dias e horários acessíveis a comunidade, o processo de busca ativa destas participantes será em parceria com centros comunitários, escolas e espaços alternativos focados na reunião destes grupos.

Além dos encontros que acontecerão por cinco meses, semanalmente, em aulas com duração de 03 horas cada, serão ofertados como material a cada mês, um momento voluntário, na qual as mulheres poderão lançar vídeos na web, juntamente da preparação e auxílio da equipe técnica deste projeto, ofertando seu olhar poético. Denominadas as ações: “Poesias reclamadas, minha poesia e minha prosa”.

A etapa de produção contará com uma equipe de mulheres partilhando conhecimento. “Queremos convidar mulheres analfabetas, semi alfabetizadas. Além de mulheres que também tenham insegurança com leitura ou escrita. Ainda é um grande tabu falar sobre estar analfabeto no Brasil. Há muito preconceito. Acreditamos que nesse momento do mundo precisamos auxiliar, levar essa oportunidade para a periferia. Muitas mulheres não tiveram essa oportunidade, e nós queremos alcançar essas mulheres”, disse Elisa Nascimento, idealizadora do projeto.

Os encontros acontecerão de forma dirigida através do método de alfabetização e letramento do Professor Paulo Freire, porém guiado com leituras de escritoras, como: Carolina de Jesus, Bell Hooks, Conceição Evaristo, Maya Angelou, entre outras. Buscaremos trabalhar com questões como:

  • Quando eu me emancipo, emancipo as outras mulheres da minha vida?
  • Conhecimento é poder? Como trato das minhas inseguranças, como trato meus desconhecimentos?
  • Como lido com meu corpo em ambientes que me oprimem?
  • Como a leitura e o letramento, de forma fluida podem nos transformar nestes espaços criados?

O projeto é realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Para mais informações entre em contato pelo telefone (16) 98117-2335 ou pelo Instagram : @vozepalavraperiferia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo