Local

Sabesp anuncia nova etapa de rodízio; bairros ficarão sem água a cada dois dias

A Sabesp anunciou na manhã desta quarta-feira, 15, a prorrogação do rodízio de água em Franca. Inicialmente o racionamento, que até o dia 17 segue dividido em quatro blocos, terminaria nesta sexta-feira. Nesta nova etapa do rodízio, que começa no sábado, 18, a cidade será separada em três blocos. Agora, os bairros ficarão sem água por 24 horas e com água por 48 horas, ou seja: vai faltar água nas residências a cada dois dias. Antes o período com água era de três dias (72 horas). O retorno do abastecimento será a partir das 23h, com retomada gradativa do fornecimento de água.

Em nota, encaminhada nesta manhã, a Sabesp informa que a decisão foi tomada “em razão de uma das mais severas estiagens da história de Franca, situação que vem ocorrendo também em várias regiões do Brasil, será necessário postergar e readequar o rodízio no sistema de abastecimento da cidade a partir de sábado,18”.

Segundo a Sabesp, a vazão dos mananciais de Franca neste momento é insuficiente para manter todos os 4 blocos do rodízio implantado na 1ª etapa abastecidos, por isso a Sabesp readequou o sistema de rodízio na distribuição de água. Esse sistema foi planejado para minimizar, na medida do possível, os impactos à população francana. No comunicado divulgado a Sabesp não informa até quando a nova etapa de racionamento será mantida, mas no mapa de datas divulgado os blocos foram divididos até o dia 23.

Rodízio atual

Até a sexta-feira, 17, o sistema de rodízio permanece com a divisão inicial dos quatro blocos e de acordo com o calendário definido no início do racionamento. A Sabesp informou ainda que todas as ações emergenciais permanecerão ativas e serão diariamente avaliadas até que as condições dos mananciais melhorem e não ofereçam risco ao sistema de abastecimento de água do município. Por outro lado, no caso de maior criticidade, um novo arranjo poderá ser definido.

Ontem, o superintendente regional de Franca, Gilson Santos de Mendonça, pediu que a população siga cooperando com o racionamento e reforçou que pequenas mudanças de hábitos como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos de menor tempo, não lavar calçadas com mangueiras já ajudam a evitar o desperdício, principalmente neste período de estiagem severa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo