Local

Vacinação para idosos a partir de 64 anos começa com grandes filas, em Franca

A vacinação contra a Covid-19 para idosos com idade a partir de 64 anos começou com o registro de filas em alguns pontos, nesta sexta-feira, 23, em Franca. Mesmo com a orientação da Secretaria de Saúde de que não há necessidade de chegar aos postos antes do horário previsto para o início da aplicação das doses e a distribuição de senhas, nem a disponibilidade de dez pontos de vacinação foi capaz de evitar as filas.

No Parque “Fernando Costa” onde foi instalado um posto de drive thru a fila era enorme antes mesmo de iniciar a vacinação (Foto :Carolina Ribeiro)
Fila na UBS do Guanabara, por volta das 8 horas pouco distanciamento entre os idosos que esperavam para tomar a 1ª dose (Foto: Carolina Ribeiro)
No Poliesportivo a fila de carros dava voltas dentro do espaço e até do lado de fora; vacinação segue até às 17 horas (Foto: Carolina Ribeiro)

No Parque de Exposições “Fernando Costa”, onde desde a última quarta-feira, 21, foi montado um drive thru, antes mesmo das 8 horas da manhã, horário que começou a vacinação no local, dezenas de carros já formavam filas. O mesmo aconteceu na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Guanabara. Por volta das 8 horas, a fila era grande e o distanciamento entre as pessoas era bem menor do que o indicado para evitar a contaminação do coronavírus. “Estamos falando de pessoas mais idosas, elas não têm muita paciência de esperar e querem vir logo cedo com medo de não ter mais vacinas. Talvez, e isso é minha opinião, se as UBSs ficassem abertas o dia todo para a vacinação não teriam tantas filas, nem todo mundo tem um carro para ir até os postos de drive thru”, disse a manicure Juliana Cintra, 33, que levou a mãe de 64 anos para tomar a primeira dose.

Já no Poliesportivo, onde também funciona um posto de drive thru, a fila de carros começava ainda do lado de fora e dava voltas dentro do local. Apesar das filas, a vacinação seguia tranquilamente em todos os postos em que a reportagem da Folha de Franca esteve.

Onde se vacinar?

Os idosos com 64 anos ou as pessoas que estão acima dessa idade e ainda não se vacinaram podem procurar até às 13 horas oito UBSs: Guanabara, Ângela Rosa, Leporace, Aeroporto I, Brasilândia, Santa Clara, Luíza e São Sebastião. Já os dois postos drive thru, do Poliesportivo e Parque de Exposições “Fernando Costa”, funcionam até às 17 horas.

Para receber a primeira dose os idosos devem apresentar um documento de identidade com foto e CPF para o registro de cadastro e a comprovação da idade. É possível fazer o pré-cadastro para vacinação via whatsapp pelo número (11) 95220-2923.

Para os idosos com 70 anos ou mais que ainda não tomaram a segunda dose da vacina devem procurar as UBS do Paulista, Estação, Horto, Aeroporto III, Paulistano, Progresso e UBS Planalto, também até às 13 horas. Esse público, além do documento de identificação com foto e CPF, também precisam apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira dose, obedecendo ao intervalo de 28 dias entre as vacinas.

Os profissionais de saúde poderão receber a segunda dose da vacina, das 13 às 17 horas, na UBS Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo