Local

Vanessa Maranha lança livro infanto-juvenil na Biblioteca Pública Municipal de Franca

Com uma vasta produção ficcional de romances e contos para o público adulto, a premiada escritora francana Vanessa Maranha lança seu primeiro livro infanto-juvenil

A obra, intitulada A Ordem do Dragão – Viagem a Tarczal, editada pela Telucazu Edições e ilustrada por Alessandro Fonseca, é produto de um projeto contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de SP e terá seu lançamento público no dia 02 de setembro de 2022, às 14h, na Biblioteca Pública Municipal Dr. Américo Maciel de Castro Jr., na Av. Champagnat, 1808, Centro, em Franca –SP. Concomitantemente, a autora tem realizado pequenos lançamentos do livro em escolas e instituições de cidades do estado de SP como Araraquara, São Carlos, Guaíra, Ribeirão Preto, entre outras.

Em Franca, a atividade na Biblioteca Pública Municipal prevê a interlocução dos alunos com a autora, após a leitura de um capítulo da obra, bem como a doação, pela mesma, de 20 exemplares ao acervo local e 05 exemplares para os acervos das bibliotecas de cada escola participante. “A ideia é fomentar e estimular a leitura junto ao público jovem e infantil e humanizar a figura do escritor trazendo-o para junto dos participantes, de forma interativa”, explica Vanessa Maranha.

“A Ordem do Dragão – Jornada a Tarczal” tem como público-alvo a faixa etária dos 9 aos 13 anos, “embora o público adulto que ame a escrita ficcional de aventura e fantasia possa encontrar nesse livro uma grande diversão”, comenta ainda a autora.

Toda a comunidade está convidada a participar desse encontro.

Sinopse

Aos 12 anos, João, irmão gêmeo de Tina, começa a sonhar com dragões. O pai os leva ao húngaro Dr.Kovács, catedrático em Mitologia Eslava e Língua Magiar. No encontro, eles descobrem que são “draculeas”, fazem parte da Ordem do Dragão, uma corporação da Europa, no século XV. Os irmãos viajam a Tarczal, terra mágica onde vive Lugra, o bom dragão, e Roderick, o mau. Os irmãos viverão muitas aventuras nesse local. Terão de encarar sacis, cucas, duendes, elementais, medusas, flores dançantes, seres engarrafados etc, para fazerem conexão com a sua origem. Um livro cheio de magia e aventuras que continua em “O Resgate em Meteora”.

Indicado para a faixa etária dos 9 aos 13 anos.

Currículo Literário

Vanessa Maranha é psicóloga e escritora, pós-graduada em Psicanálise, em Avaliação Psicológica e também em Neurociência, pela PUC -PR.

Como escritora participou de várias antologias de contos, entre elas “+30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira” (Record, 2007), organizada por Luiz Ruffato. 

Estudou Creative Writing ‘Physical Approaches toShakespeare’, extensão no Birkbeck College em Londres, em 1998. Em 2001 foi finalista ao Prêmio Guimarães Rosa da Radio France Internationale; em 2004, venceu também seleção de contos da Universidade Federal de São João Del-Rei (MG). 

Foi selecionada para as oficinas literárias da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, em 2010 (Jornalismo Literário), 2012 (Crítica Literária) e 2016 (A Dramaturgia de Shakespeare; promovida pelo British Council). 

Em 2012 venceu o Prêmio Off Flip, no ano seguinte, o Prêmio UFES de Literatura (Universidade Federal do Espírito Santo) com o livro de contos “Quando não somos mais” (EDUFES, 2014) e também o Prêmio Barueri de Literatura 2013/2014 com “Oitocentos e sete dias” (Multifoco, 2012).

Foi finalista ao Prêmio São Paulo de Literatura 2015 com o seu romance de estreia “Contagem regressiva” (Selo Off Flip, 2014). Em 2016 lançou o livro de contos “Pássara”, pela Editora Patuá. 

“Começa em Mar”, romance, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura 2016 e foi finalista ao Prêmio Guarulhos de Literatura 2018.  

Publicou, em 2020, o romance “A Filha de Mrs. Dalloway”, que participou do Pitching AmazonKDP na FLIP 2018 como projeto, depois, foi finalista ao Prêmio de Incentivo à Publicação Literária, 100 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922-2018 do extinto Ministério da Cultura e vencedor do Prêmio UFES de Literatura 2019/20, da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Em 2020 a autora foi contemplada com o Prêmio Proac por Histórico em Realização Literária, do Governo do Estado de SP, pelo qual lançou o livro “Estigma”, um volume de contos premiados avulsamente e/ou publicados em revistas culturais.

Participa do projeto “Eu Faço Cultura”, do Ministério do Turismo e da Caixa Seguradora, que envia seus livros para todos os estados do Brasil.

**Em se tratando de evento cultural da esfera pública, não haverá, na ocasião, comercialização de exemplares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo