Região

Caminho de Rosas: a nova rota de peregrinação de Franca, rumo ao Santuário de Cássia (MG)

O Santuário de Santa Rita de Cássia, inaugurado no mês de maio na vizinha cidade mineira de Cássia, já era visto como um fator de crescimento e desenvolvimento local e regional, antes mesmo da sua inauguração, dadas as suas características e localização.

Considerado o maior Santuário dedicado à Santa Rita, no mundo, foi oficialmente aberto ao público no último dia 22 de maio, dia da santa. De Franca, 34 peregrinos participaram emocionados da inauguração que marcava também o início do “Caminho de Rosas”, projeto da empresa Treinos e Trilhas, dirigida pelo professor de Educação Física e Educador Social David Alonso Soares de Oliveira, 38 anos, idealizador da nova rota religiosa e turística.

Amante da natureza, o professor se especializou na organização de eventos outdoor, corridas, caminhadas e mais recentemente, em peregrinações. David conta que se inspirou no Caminho da Fé de Aparecida, quando, ao passar pela construção do Santuário em 2020, teve o insight de planejar o Caminho de Rosas.  

“Realizei o mapeamento dos trechos, fui a campo ver detalhes e programei a primeira peregrinação em 2021 sozinho, sem apoio, sem nada. Me dediquei a realizar essa experiência e vivenciar o Caminho de Rosas na prática, para só depois, propor a peregrinação em grupos guiados. Foi um momento fantástico, de muito aprendizado, superação e emoção”, disse David.

Com o apoio de amigos e parceiros, David sinalizou todo o trajeto que tem setas indicativas em vermelho e saiu em busca do apoio dos municípios envolvidos no projeto. Todos foram unânimes em apoiar. Em Franca, o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), está bastante otimista com a nova rota que deverá atrair os peregrinos para Franca, ponto de partida do Caminho de Rosas que deverá movimentar a hotelaria e comércio em geral.

Considerando a riqueza e a beleza da região, os cenários que se apresentam aos peregrinos fazem um afago na alma e reforçam a presença divina pelas estradas e trilhas afora, além de promover bem-estar, autoconhecimento e gerenciamento das emoções. É um encontro com a fé e a religiosidade, em meio à natureza, que proporciona o encontro consigo mesmo, um olhar para dentro de si, de acordo com os devotos. Há aqueles que percorrem o Caminho como prática esportiva, especialmente os cicloturistas que buscam as paisagens cênicas regionais.

Ao concluir o Caminho de Rosas, o peregrino recebe um certificado emitido pela equipe responsável da Treinos e Trilhas, autorizado pelos diretores do Santuário de Santa Rita de Cássia. O credenciamento e o passaporte estão sendo providenciados, bem como os pontos indicados para o carimbo.

O ROTEIRO

A rota religiosa tem um percurso de 97 quilômetros e duração de 4 dias, passando por 4 cidades e dois estados. Com saída de Franca às 06h00 da manhã, após a missa de envio, realizada às 05h00 na Comunidade Hodie, no bairro Santa Mônica.

De lá segue em caminhada de 30km com destino ao Mosteiro de Claraval, onde os peregrinos pernoitam.  No dia seguinte, os devotos saem às 06h00 em caminhada de mais 30 quilômetros em direção a Ibiraci, com paradas previstas no Morro do Cavalo, Bar do Borba, Pastel do Geraldo  e na linda Igreja Nossa Senhora das Dores. Para passar a noite, a Prefeitura de Ibiraci, parceira no projeto, colocou à disposição o Ginásio Municipal de Ibiraci.

O prefeito Ismael Cândido disse que “acredita no potencial deste atrativo que já rende frutos para o município, e logo, pequenas pousadas, hotéis e outros empreendimentos deverão surgir no novo Caminho”.

No terceiro dia, a peregrinação segue os últimos 35 quilômetros em direção a Cássia (MG), com início às 05h00. Já no município, as paradas para contemplação e, dependendo da temperatura, um banho nas Cachoeiras Gêmeas, antes de seguir para o já famoso Santuário. O quarto dia é livre para visitação e compras.

Durante todo o trajeto, o grupo é acompanhado por equipe de apoio e conta com lanche, frutas e água durante a caminhada. São 80 quilômetros de terra batida e 20% de asfalto, de acordo com os organizadores.

As próximas caminhadas já têm datas previstas: 18 a 21 de agosto e 24 a 27 de novembro.

Interessados devem entrar em contato, via WhatsApp (16) 98832-3122.

Confiram mais nos perfis do Instagram:  @treinosetrilhasperegrinos e @treinosetrilhasoficial

Rosana Branquinho

É Jornalista, Turismóloga, Professora de Turismo, Mestre em Desenvolvimento Regional, apresentadora do programa Turismo e Cia por 16 anos, Mestre de Cerimônia, colunista da FF.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo