Região

Com 44 mil habitantes, Guaíra, SP, chega a 106 mortes por covid-19

Com aproximadamente 44 mil habitantes a cidade de Guaíra (a 110 km de Franca) chegou a marca de 106 mortos em decorrência da Covid-19. Os números têm assustado os moradores que desde a última sexta-feira, 2 de abril, vivem em lockdown. Entre as medidas restritivas impostas está o fechamento de mercados e padarias.

Além do alto número de mortes e casos positivos – são mais de 3,2 mil – os leitos de enfermaria na Santa Casa da cidade estão no limite e não existem leitos de UTI/SUS. Segundo boletim divulgado pelo hospital hoje 20 pacientes estão na lista de espera por um leito SUS em unidades da região.

Para tentar conter o avanço da doença, a Prefeitura deu início ao confinamento e endureceu as regras da Fase Emergencial do Plano SP. Nos últimos dias na cidade permaneceram fechados todos os prestadores de serviços em geral; academias; salões de beleza; agências bancárias e lotéricas; atividades da construção civil; igrejas; clubes e foi proibida até a prática de exercícios em parques e praças.

Podem atuar em forma de delivery comércio em geral; supermercados; bares e restaurantes; depósitos de materiais de construção e lojas de tintas; supermercados, hipermercados, açougues, padarias, cerealistas, varejões e padarias.
Durante o período está autorizado apenas o funcionamento de hospitais, clínicas, farmácias, postos de combustível.
Também foram liberadas atividades de autoatendimento em agências bancárias, lotéricas, cooperativas de crédito ou estabelecimentos congêneres. Devem ser organizadas filas para que os clientes mantenham o distanciamento social.

Na indústria foi mantida a operação, mas as empresas devem respeitar medidas sanitárias como lotação máxima limitada a 30% da capacidade nos veículos de transporte de funcionários, distanciamento na entrada e na saída dos turnos, limpeza, aferição de temperatura, disponibilização de álcool gel.

A reportagem da Folha de Franca entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura da cidade, mas até o fechamento desta reportagem não havia a informação se o lockdown será estendido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo