Região

Passos já entra no clima da tradicional Feira de Livro após um ano suspensa

Evento que reuniu 30 mil pessoas em 2019 não foi realizado no ano passado, por causa da COVID; neste ano, a cidade deve receber Toquinho e Renato Teixeira

Após um ano suspensa por causa da pandemia do novo coronavírus, a Feira do Livro de Passos, a Flipassos, está de volta! A quinta edição do evento que reuniu 30 mil pessoas em 2019 será realizada entre os dias 6 e 10 de novembro na cidade do Sul de Minas. A feira é tão importante para o município que é lei: seja qual for o prefeito, deve realizá-la.

Neste ano, em função da pandemia da COVID-19, as secretarias e Cultura e Patrimônio Histórico e de Educação vão realizar a Flipassos com cuidados sanitários.
“Faremos  um projeto de acordo com as necessidades e com as exigências de proteção e prevenção à COVID-19. Toda a feira será programada obedecendo todas a limitações que o momento exige. Dentro disso, faremos a melhor feira possível para levar arte, cultura e educação para a nossa população”, afirma o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Pedrinho Silva.

Neste ano, a Flipassos será na Praça do Rosário, obedecendo o rigor sanitário. Pelos projetos das secretarias, o Flipalco ficará em frente ao Palácio da Cultura; a tenda cultural em frente ao Palácio da Cultura; a Flipassinhos (contação de histórias) será na Biblioteca Municipal; e as oficinas no anfiteatro da Casa da Cultura e praça de alimentação. Os estandes das editoras ainda estão sendo negociados. A organização está com negociação avançada com os cantores Toquinho e Renato Teixeira. Tudo depende da pandemia. Se o município estiver na Onda Amarela, os shows serão em um local fechado para no máximo 200 pessoas e transmissão ao vivo pelas redes sociais. Se Passos estiver na Onda Verde, os shows serão abertos ao público, no palco central.

O homenageado deste ano será o escritor, compositor, músico e professor Gilberto Abreu. Em 2019, o tema foi jornalismo e o homenageado foi o jornalista e empresário Carlos Antônio Alonso Parreira.  O concurso cultural de redação, foto e desenho traz um poema do professor e escritor José dos Reis Santos como referência para o desenvolvimento dos trabalhos. O tema será “O Senhor das Palavras e o Jardineiro”. Só nesta semana, o escritor visitou quatro escolas. E já tem mais duas agendadas após a Semana do Saco Cheio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo