Região

Prefeitura de Patrocínio Paulista faz apelo à população contra Covid-19

A prefeitura de Patrocínio Paulista divulgou um vídeo nesta sexta-feira, 26, apelando à conscientização da população em relação à situação da saúde pública e à falta de leitos no hospital do município e da região agravados pela pela pandemia da Covid-19. No vídeo, o prefeito Mauro Barcellos, a secretária de Saúde, Adriane Saita, e profissionais da linha de frente alertam sobre a gravidade da situação atual e pedem que os cidadãos se previnam para evitar o colapso iminente da rede de saúde na região.

“Essa doença é muito grave, ela é invisível e nós temos que fazer a nossa parte”, disse o prefeito. Mauro alerta ainda para o fato de que tanto na cidade como na região praticamente todos os leitos destinados para o recebimento de pacientes com Covid estão ocupados.

Em outro depoimento, a enfermeira Viviane, como está descrito no vídeo, relata o drama do enfrentamento dentro do Hospital da cidade. “Nós estamos vivendo essa pandemia há mais de um ano. Profissionais estão todos em esgotamento, por que são pacientes que demandam muito atendimento. Então, nós solicitamos a toda população de Patrocínio Paulista e região que se cuidem, que façam o possível, por que ver um paciente em sofrimento em covid não é fácil para nós profissionais de saúde e não é fácil para a família que perde o ente querido”, desabafou a Viviane.

“O que vou lhes dizer não é número, mas o que vou dizer é o que um médico sente quando nós temos toda uma estrutura e um paciente que está bom hoje e amanhã ele levanta com uma insuficiência respiratória aguda e por mais que a gente tenta, entuba, ele vai embora. É muito rápido e muito triste. Eu imagino como uma família sente na hora que você diz ‘não deu’”, desabafou a médica Regina.

Para a secretária de Saúde, Adriane Saita, a comunidade precisa se conscientizar de que o distanciamento social junto com as medidas protocolares de uso de máscara, a limpeza das mãos com água e sabão e higienização com álcool em gel são importantes para o combate ao vírus.”Evitar a circulação agora é uma estratégia para tentar diminuir a proliferação deste vírus. Procurem a Santa Casa de Patrocínio Paulista apenas em casos de urgência, emergência e situações graves, alertou Adriane.

Prefeitura de Franca

A prefeitura de Franca também lançou em suas redes sociais esta semana um vídeo (veja abaixo) onde alerta para a situação dramática na rede pública de saúde e também para o esgotamento físico e mental dos profissionais que lidam diariamente com pacientes da Covid-19.

No vídeo, enfermeiros do Pronto Socorro Álvaro Azzuz da ala Covid-19 fazem um apelo à sociedade para que sigam os protocolos de saúde para evitar o colapso que também é iminente em Franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo