Região

Serrana (SP) conclui vacinação contra Covid-19 neste domingo,11

Termina neste domingo, 11, em Serrana (cerca de 100 km de Franca), a última etapa de vacinação da segunda dose contra o coronavírus. A cidade faz parte de uma iniciativa do Instituto Butantan que analisa o resultado da imunização com a Coronavac em toda a população adulta do município. A expectativa é que aproximadamente 28 mil pessoas recebam as duas doses.

O ‘Projeto S’ deve ter estudos preliminares sobre os efeitos desta vacinação em massa divulgados em maio. O início da vacinação na cidade ocorreu no dia 17 de fevereiro. Os voluntários que integram o estudo foram separados em grupos (Verde, Amarelo, Cinza e Azul).

Todos que foram vacinados por intermédio do estudo seguirão sendo monitorados ao longo de um ano. Esse monitoramento, de acordo com o Instituto Butantan, será feito em um programa de vigilância com auxílio de uma inteligência artificial criada em parceria com o WhatsApp. O município de Serrana conta com aproximadamente 45,6 mil habitantes. Crianças e mulheres grávidas não participam do estudo.

O estudo desenvolvido pelo Instituto Butantan tem a parceria da Secretaria Estadual de Saúde e da Prefeitura de Serrana. Antes de ser colocado em prática o ‘Projeto S’ foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e também foi avaliado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Está no ar o site projeto-s.butantan.gov.br. que traz informações detalhadas sobre o ‘Projeto S’. Nele a população pode acompanhar episódios de um documentário sobre o projeto, além de podcasts e depoimentos de moradores sobre o estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo