Religião

Escolha obedecer!

“Não pediremos que nos seja dado território junto com eles no outro lado do rio Jordão, nem mais além, porque já recebemos a nossa herança, ao leste do Jordão.” (Números 32.19)

Era intenção de Deus que todos os descendentes de Abraão e Jacó vivessem e governassem Canaã, a Terra Prometida. Mas no texto acima encontramos duas tribos, as tribos de Rúben e Gade, querendo ficar a leste do rio Jordão, “fora da terra” porque ali parecia ser mais adequado para seus rebanhos.

Essa situação se repete constantemente em nossas vidas. Quantas vezes você já se sentiu tentado a tomar decisões significativas que eram diferentes da vontade do Senhor para você? Quantas vezes você escolheu o conveniente em vez de escolher o que o Senhor desejava para você? Isso é basicamente o que essas duas tribos estavam fazendo. Embora lhes tivesse sido prometida a terra de Canaã (uma terra “que mana leite e mel”), eles estavam escolhendo ficar fora dessa terra porque parecia ser mais adequado para eles do que onde Deus queria que estivessem.

Moisés negociou com os líderes das duas tribos. Ele disse que poderiam ficar nas terras que escolheram, se ajudassem as outras dez tribos de Israel a lutar e subjugar os habitantes de Canaã, o que as duas tribos concordaram em fazer (Números 32.20-27). Embora Moisés estivesse fazendo uma concessão aqui com os líderes das duas tribos, é óbvio que era seu desejo que todas as tribos de Israel se mudassem e tomassem o controle da terra de Canaã. E ao fazer essa concessão,  metade da tribo de Manassés decidiu fazer a mesma coisa e acompanhar as tribos “rebeldes”. A decisão das duas tribos e meia parecia ser a melhor decisão para o momento, mas quando você estuda a história da nação de Israel, percebe que essas duas tribos e meia foram mais assediadas e atacadas por outras nações por conta de sua posição geográfica. A decisão que de começo parecia ideal se mostrou ruim no longo prazo.

Na sua vida, quais foram os resultados das escolhas que pareciam boas? Todos nós já tomamos decisões em algum momento ou outro que eram contrárias à vontade de Deus para nossas vidas, e quase todos provamos resultados ou repercussões negativas por conta disso. As melhores decisões que podemos tomar diariamente são aquelas que “se alinham” com o que a Palavra de Deus nos diz ser a vontade de Ele para nossas vidas. Nunca erraremos ao seguir as instruções e orientações de Deus, mas tomaremos decisões erradas quando nossas escolhas forem baseadas no que parece “bom” para nós, em oposição às instruções de Deus para nós.

Se você está vivendo as consequências de uma escolha ruim, ore para que o Senhor lhe mostre como “corrigir” o que você fez e siga em frente com o que Ele lhe mostrar. O passado não tem reparo, mas o futuro pode ser construído na presença do Senhor e alinhado à vontade dEle. O salmista escreveu: “Confie no Senhor, faça o bem e viverá em paz, na terra que Deus lhe deu. Procure a sua felicidade confiando no Senhor, e ele lhe dará tudo o que deseja.” (Salmo 37.3,4) – que sua vida possa ser lembrada como a vida de alguém que procurou a felicidade nos braços do Senhor!

André Moreira

É casado com a Ana, pai da Mariana e membro da Igreja da Cidade em Pindamonhangaba. É teólogo, filósofo, historiador e especialista em Administração e Teologia Pastoral. Autor do livro "Religiões Comparadas", publicado pelo Ibad. Leciona disciplinas como Hermenêutica, História da Teologia e Ecumenismo na Fabad. Instagram: @leal_e_moreira.

Um Comentário

  1. Simples, direto e reflexivo. As duas tribos e meia pagaram o preço por “enxergar” somente o que era visível aos olhos. Enxergaram apenas o presente, matando seu futuro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo