Religião

Ester, a improvável

Você já deve ter ouvido falar da Rainha Ester. Na Bíblia há um livro com seu nome e até uma série de TV contou sua história, claro com muitos contextos fantasiosos, pela característica de ser uma obra também de ficção.
Mas a questão é que Ester é realmente uma personagem amplamente conhecida e muito utilizada em ministrações de mulheres. Uma rainha, um a mulher que teve representatividade em sua época, um exemplo de beleza e realeza.
Muito citamos Ester falando de sua sabedoria em lidar com o assunto urgente do decreto contra os judeus, sobre suas vestes reais que ela fez questão de colocar ao procurar o rei. Fala-se sobre seu compromisso com seu povo, sobre intercessão… enfim, temos muito a aprender com Ester. O que talvez você não tenha ouvido tanto falar é sobre como esta mulher era uma improvável.
Ester era uma judia órfã, era exilada de guerra, vivia em uma nação diferente da sua, uma nação odiada pelos demais povos.

Ester passaria totalmente despercebida se não fosse a intervenção de Deus, se não fosse o incrível propósito que Ele tinha em sua vida.
Ester era verdadeiramente uma mulher improvável, era mais uma numa multidão de vidas levadas ao cativeiro da Babilônia. Ester não tinha sangue persa, como o rei Xerxes, não era de linhagem real, não tinha apadrinhamentos, era uma cidadã de segunda classe morando na cidadela de Susã, qual é o tamanho da loucura em afirmar que uma moça como esta viraria a rainha desta nação? Deus moveu todas as peças necessárias para colocar Ester no lugar para o qual ela nasceu. Deus nunca olhou para a impossibilidade humana, porque a questão nunca está em nós somente. Aos olhos humanos Ester era sim, uma desprivilegiada, mas para Deus ela era uma arma secreta, levantada na hora certa para dar livramento ao seu povo.

E você, qual é sua impossibilidade? Você é uma pessoa sem família, sem apoio, desprovida de recursos? Um cidadão sem oportunidades? Uma pessoa simples e comum? Talvez aos seus próprios olhos e até aos olhos das pessoas à sua volta, você seja realmente mais um na multidão, um desprivilegiado, um improvável, mas nosso Deus ama as improbabilidades, são nessas ocasiões onde o nome dEle é exaltado, são nessas situações que vemos que realmente Ele não escolhe os capacitados, mas capacita seus escolhidos.
Quero então te fazer um convite, busque em Deus o que Ele enxerga e sabe a seu repeito, aprenda com Deus a buscar a verdade sobre a sua existência. Para qual propósito de vida você está aqui? Para o que você nasceu?
Deus tem um plano para você, assim como o tinha para a órfã exilada de guerra chamada Ester.
Deus tem algo para fazer em sua vida e através dela, aproxime-se dEle e surpreenda-se com esta verdade que só Ele pode te contar.

Prs Luís Fernando e Vanessa

Vanessa Triffoni Minelli e Pastor Luis Fernando Minelli são casados. São pastores na Comunidade Esperança de Franca. Ela é autora do livro “Não foi para morte, mas para a glória de Deus”. Luís Fernando é conselheiro de ética do Conselho de Pastores de Franca e diretor da Comissão de Cidadania e Política e é construtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo