Religião

Nossas quatro estações. O Inverno

Por Pastora Vanessa e Pastor Luís Fernando

“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar” Ec 3:1-8

Deus nos fez assim, com tempos e ciclos, fases e etapas e hoje eu te convido a pensar na sua jornada de vida como as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Começaremos nesta semana pelo inverno, a estação mais desafiadora porém que pode ser rica e edificante.

O inverno. Que duro e difícil é o inverno! No inverno rigoroso não há frutificação, não há o colorido e já não se ouve o som das festas de verão. O inverno muitas vezes é uma estação de solidão, de vazio, e de tristeza.

Vejamos o inverno de Elias, o grande profeta que venceu o desafio dos 450 profetas de Baal e Aserá (1 Reis 18:22-46) e depois de ameaçado pela rainha perversa Jezabel, fugiu, quis abandonar o ministério e desejou a morte. Apensar da maravilhosa manifestação do Senhor em sua vida no monte Carmelo, onde fogo desceu do céu, Elias entrou no inverno, se sentiu abandonado, perseguido, sem forças e até mesmo seu propósito de vida perdeu todo o sentido.

Alguns estudiosos chegaram à conclusão de que Elias entrou em depressão.

O inverno realmente é uma estação dura. Muitos, durante seus períodos de inverno, abandonam a fé, fraquejam, se afastam, se decepcionam com Deus, com os homens e consigo mesmos.

Porém o inverno é só mais uma etapa, mais um ciclo a ser vencido. E uma oportunidade maravilhosa de vivenciarmos o agir sobrenatural de Deus em nossas vidas, tanto internamente como exteriormente. No inverno Deus abre-nos a possibilidade de quebrantarmos o coração, de vencermos nossas lutas internas como o orgulho, as feridas de alma, a rejeição, a murmuração.

No inverno há provisão de Deus porque só Ele pode gerar vida, calor, proteção, luz e conforto nesse tempo de escassez, tempo onde o natural não colabora, onde nossas forças estão minadas e nosso ânimo e visão de futuro não existem mais.

Elias foi alimentado duas vezes pelo Anjo do Senhor, ou seja, de maneira sobrenatural, com um tipo de alimento que o fez caminhar por quarenta dias e quarenta noites (1 Reis 19) porque só o Senhor poderia servi-lo de provisão nesse momento.

Elias teve um encontro com Deus durante seu mais doloroso inverno e descobriu que Deus nem sempre está nas grandes manifestações como ventos, terremotos, fogo, mas que Deus fala também através da brisa suave.

Sim, os invernos são inevitáveis, são partes de nossa caminhada, a questão é que podemos escolher como passar por eles, se com gratidão e na presença do Pai, dispostos a ser tratados ou na murmuração e no afastamento dEle, afundados na decepção e endurecidos de coração. Faça a escolha correta e vença o Inverno!

Semana que vem falaremos sobre o Outono.

Prs Luís Fernando e Vanessa

Vanessa Triffoni Minelli e Pastor Luis Fernando Minelli são casados. São pastores na Comunidade Esperança de Franca. Ela é autora do livro “Não foi para morte, mas para a glória de Deus”. Luís Fernando é conselheiro de ética do Conselho de Pastores de Franca e diretor da Comissão de Cidadania e Política e é construtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo