Religião

Ser discípulo de Jesus

O que muitas pessoas pensam hoje de Jesus?

Muitos quem sabe pensam que Jesus é uma figura histórica, um homem bom que se deu mal pelo fato de ter sido tão bom. Quem sabe tenha sido um mero sonhador que foi esmagado pela violência e pela arrogância dos poderosos de sua época.

Quem sabe ainda muitos de nós tenhamos frequentado a Igreja desde a infância aprendendo muitas coisas sobre a vida cristã e sobre a fé. Porém, ao nos tornarmos adultos ficamos um tanto desencantados e distraídos e isso nos levou a um desinteresse por Jesus e pelas coisas da Igreja.

Mas se quisermos continuar a ser discípulos, Jesus nos propõe a seguinte lógica: devemos estar dispostos a renunciar tudo por amor a ele. Renunciar afetos e estima das pessoas, ou seja, amar sem buscar gratificação e abraçar a cruz, mesmo que isto pareça loucura.

O discípulo é, portanto, chamado a negar-se a si mesmo, a tomar a cruz e sobretudo a seguir , mais precisamente a colocar-se atrás de Jesus. Na maior parte, porém, queremos colocar-nos à sua frente, queremos fazer do nosso jeito, queremos construir nossos projetos, preferimos fazer nossas próprias escolhas e depois pedir a Deus que abençoe o que construímos. Em vez disso, Jesus nos pede para segui-lo e segui-lo mesmo onde não gostaríamos de ir, ele nos pede para segui-lo mesmo quando se trata de passar pelo sofrimento com ele.

Quando nos deparamos com situações de sofrimento, seja sofrimento pessoal ou de pessoas que amamos, a primeira reação geralmente é a rejeição: como Deus pode permitir isso em minha vida? Procuramos um culpado, lutamos tentando construir estratégias de vingança. Por mais compreensíveis e emocionais que sejam, essas reações não nos ajudam a enfrentar os eventos estafantes da vida, aqueles em que somos provados em nossa saúde ou aqueles em que experimentamos injustiça, traição ou fracasso …

O sofrimento está aí e pede para ser enfrentado e vencido. Paradoxalmente nos deparamos com esta grande escola, onde podemos aproveitar para crescer humana e espiritualmente. 

Santo Inácio de Antioquia a caminho do Martírio escreveu aos cristãos: “Agora começo a ser discípulo”(Carta aos Romanos V,3). Ser discípulo é fazer uma oferta da vida por amor.

       Fonte: Cerco il tuo Volto, Paulo Curtaz e Pe. Gaetano Piccolo, SIM.

Pe Mário Reis Trombetta

É vigário da Paróquia Cristo Rei, em Orlândia. Já atuou nas Paróquias Santana, São Crispim e Santa Rita de Cássia, em Franca. Fez Filosofia na Capelinha, com os Agostinianos e, em 1992, seguiu para Florença, Itália, e posteriormente, Madri, na Espanha, para concluir seus estudos. Retornou a Franca em 96 e foi ordenado padre em 98. Completa este ano 23 anos de sacerdócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo