Colunas

A semana de 4 dias de trabalho 


Você já imaginou trabalhar apenas 4 dias na semana?

Esse tema está sendo muito comentado no mundo do trabalho. E é justamente essa a ideia: os colaboradores trabalham apenas 4 dias por semana e folgam 3 dias. Empresas de nível internacional têm adotado essa forma de trabalho e apesar de estar distante da realidade das empresas brasileiras, algumas organizações estão adotando esse novo formato. 

Diversas mudanças têm acontecido no mercado de trabalho e cada vez mais as empresas buscam alternativas para engajar seus colaboradores. Por isso esse tem sido um tema muito falado e ainda é considerado novidade no mercado, mas no Brasil o caso está sendo muito discutido tanto pelas empresas, como também por seus colaboradores. 

Uma coisa é certa: os profissionais estão cada vez mais preocupados com a flexibilidade no trabalho, e se as organizações adotarem esse novo modelo, chamará muito mais atenção e também fará com que esses profissionais estejam mais engajados exercendo suas funções. Porém não são todas as empresas e setores que estão adeptos a exercer essa nova prática. Para as empresas implementarem esse novo modelo é necessário avaliar o segmento que ela trabalha e criar várias estratégias de acordo com as necessidades do negócio. 

Um ponto muito importante a ser citado é que de acordo com a legislação brasileira é permitido, sim, trabalhar 4 dias na semana, o que não é possível é aumentar a carga horária máxima de trabalho que atualmente é de 44 horas semanais, com prorrogação de até duas horas por dia para o colaborador realizar horas extras.

Aqui em Franca, recentemente, tivemos uma empresa que adotou essa prática. E você o que acha… será que as empresas vão adotar essa prática em breve?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo