ColunasRosana Branquinho

Brinde histórico

A sommelière Fernanda Barbosa, diretora do IVFB – Instituto do Vinho Fernanda Barbosa, apaixonada pelo universo do vinho, viveu uma experiência inusitada na semana passada.

É que o ex aluno  e amigo, o médico Fernando Raymundo, participou da cerimônia de encerramento de mais uma turma do Curso Básico de Vinhos e para prestigiar o irmão que estava entre os alunos, presentou a sala com um néctar dos deuses segundo a empresária: ele levou um Cabernet Franc com mais de 70 anos de idade para o deleite da classe.

Produzido pela  antiga Sociedade do Vinho Cabernet Franc – Cooperativa Vinícola Rio-Grandense

Nectar dos deuses

Fernanda disse que  deve se tratar de um dos vinhos “vivos” mais antigos produzidos no Brasil, já que os primeiros vinhos antigos foram encontrados enterrados há mais ou menos 25 anos e então foram transportados para uma cave e guardados com muito carinho por todos esses anos.  A única informação que se tinha deles era a data em uma placa de madeira indicando a safra de 1951.

Para surpresa de todos, ele tinha uma cor atijolada, que refletia os seus 70 e poucos anos, além de um brilho encantador. Estava armazenado em garrafa simples, com a rolha já fragilizada pelo tempo.

Roteiro Gastronômico

A Região Turística Lagos do Rio Grande, da qual Franca faz parte, acaba de entrar para a primeira rota gastronômica do Estado. Foram inseridos no Polo 5, denominação dada ao roteiro, a  tradicional Sapataria da Pizza com a famosa “pitcinha de frango com quiabo”  e o Quintal Bar do Burrim com o “joelho de porco a moda”. Eles ficaram entre os trinta finalistas e após a degustação realizada pela equipe enviada pela Secretaria de Turismo e Viagens,  eles aguardam a classificação final que elegerá os 15 pratos mais saborosos e emblemáticos.

Durante três dias, um fotógrafo e um jornalista da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, fizeram um tour pela região para avaliar os empreendimentos participantes.

A finalidade do projeto  é identificar e promover a culinária  e os produtos regionais.

Dinheiro na mão

Vanessa Aparecida

Conhecida empresária   do setor de financiamento, a empresária Vanessa Aparecida da AP Financeira,  acaba de inaugurar um novo tempo em sua trajetória. Além da mudança no nome, a loja ganhou nova comunicação visual na fachada e em todo material promocional.

Há 20 anos no mercado, Vanessa  é uma profissional respeitada na área e oferece ao seu cliente  menos taxas e menos burocracia a fim de viabilizar a transação.  Dá pra utilizar o limite do cartão de crédito, ou ainda, o veículo como forma de reduzir os valores contratados. O valor desejado sai na hora.

Paixão pela natação

Simone Capricio

A educadora e diretora do Colégio Caetano Capricio, Simone Capricio, tem uma outra paixão em seus momentos de folga: a natação. Apaixonada pelo esporte desde os 5 anos de idade, ela conta que já representou Franca e Ribeirão Preto nas piscinas.

Recentemente, ela participou do Aquaman – Travessias e Desafios, realizada em Capitólio (MG) pela segunda vez, em duas etapas,  e nadou a prova de 7km. Ela foi classificada em 9º (geral) e 1º em sua categoria. Simone disse que que foi uma grande superação pessoal e que ficou muito emocionada com o resultado.  A nadadora dedicou a sua vitória  aos seus familiares e a treinadora Marcinha Mendes que está sempre em busca de desafios para alegria dos atletas treinados por ela.

Na terra do Tio Sam

Lukas Pires e Dada Haddad

Lukas Pires, agente de viagens e guia turístico, acaba de chegar  de viagem de férias. Ele esteve durante vinte e cinco dias em Nova York, onde mora sua irmã.  Por lá ele passeou pelos principais pontos turísticos da cidade, acompanhado da também agente de viagens, Dadá Haddad. Ele já planeja a sua volta em 2024.

Parabéns a você

Marcela Barros

Querida, bonita e competente, a  jornalista Marcela Barros recebe o abraço carinhoso desta colunista por ocasião de mais um aniversário. Sucesso e muitas alegrias em seu novo ciclo é o que desejamos.

Rosana Branquinho

É Jornalista, Turismóloga, Professora de Turismo, Mestre em Desenvolvimento Regional, apresentadora do programa Turismo e Cia por 16 anos, Mestre de Cerimônia, colunista da FF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo