ColunasVanessa Maranha

Covid-19 e Infância

Um dos públicos mais afetados psicologicamente pela pandemia do Covid-19 é o das crianças, sobretudo em fase de socialização e idade escolar. A percepção do ‘outro’ como perigo potencial tem trazido prejuízos psíquicos e afetivos cujos desdobramentos a médio e longo prazos, ainda não se pode dimensionar, mas sabemos já dos impactos negativos que o distanciamento social tem gerado: crianças angustiadas, ansiosas, sem possibilidade de direcionar adequadamente a grande energia que têm, entre tantas outras dificuldades.

A psicanalista Dra. Elci Patti, coordenadora do curso de pós-graduação em Psicanálise com Crianças, pela Unifran

Psicanálise com Crianças

Minha primeira especialidade em Psicologia é na área da Psicanálise de Crianças, com a qual trabalho desde o início da minha prática clínica. De acordo com a psicanalista francesa Françoise Dolto, cuja teoria considero fundamental na clínica com crianças: “Nosso papel como psicanalista não é o de desejar algo para alguém, mas de ser aquele graças a quem ele pode chegar até seu desejo.” E justamente para discutirmos tais questões apresentando vias criativas para lidarmos com as crianças nesse momento, me associei como docente no curso de pós-graduação “A estruturação da criança e seus sofrimentos hoje: contribuições da Psicanálise e sua práxis”.

Curso

A psicóloga Dra. Elci Patti é quem coordena essa especialização que será oferecida pela Universidade de Franca. O curso tem como base fundamental a Psicanálise e visa abordar laços sociais, considerando as conjunturas das vivências da criança e os sofrimentos relativos à complexa situação da pandemia. Podem participar profissionais de todas as áreas que tenham interesse em conhecer as interfaces da prática clínica e também pedagógica na infância. O deste curso de pós-graduação início será em 23 de abril, com 400 horas aula e outras atividades. Informações pelos 16 99174-6807 (Elci) ou 16 3711-8829 Unifran. E-mail: secretariaposgraduaç[email protected]

Temas

Juntamente com outros docentes, trataremos de aspectos teóricos relacionados aos temas: “A Criança sua Estrutura e a constituição do Sujeito e os conceitos fundamentais da Psicanálise: Inconsciente, Pulsão, Linguagem, Sexualidade, Complexo de Édipo e Para Além do Édipo”; “Os sentidos dos sintomas”; “O brincar na infância e seus efeitos estruturantes e facilitadores na clínica Psicanalítica com crianças”, entre vários outros tópicos de interesse direto à construção de novas compreensões acerca da criança inserida nesse novo mundo, que exige modalidades adaptativas, de flexibilidade e resiliência sobre as quais a Psicanálise tem muito a dizer.

Live

No dia 06/04/21, às 19h30, faremos, pela plataforma da Universidade de Franca, uma Live de apresentação das ideias que respaldarão esta formação. Venham todos! Para entrar em contato comigo, acesse o Instagram @vanessa_maranha.

Vanessa Maranha é psicóloga, jornalista, escritora

Vanessa Maranha

É Psicóloga, Jornalista, Escritora Premiada, colunista da FF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo