ColunasVanessa Maranha

Creativity Day

O World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) é o maior festival colaborativo de criatividade e inovação do mundo e já liderou uma grande campanha de doação de bolsas de estudos, tendo reunido influentes escolas de cursos livres do país para apoiar a nova educação com foco no desenvolvimento do que convencionou chamar de habilidades do futuro. O evento foi idealizado em 2014 pelo brasileiro Lucas Foster, referência internacional em economia criativa e desde 2017, a Organização das Nações Unidas incluiu o Dia Mundial da Criatividade e Inovação em seu calendário oficial e, desde então, o festival passou a ser celebrado no dia 21 de abril.

Em Franca

A líder desse movimento, em Franca, é a professora universitária no Claretiano, Tânia Mara Pinto de Souza, coordenadora do NEPEC- Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Criativa. Ela assumiu a responsabilidade de trazer o World Creativity Day para a cidade.  “O WCD fez parcerias com várias Escolas de cursos livres. Descola, Perestroika, Udemy,  no site worldcreativityday.com estão todas relacionadas e são muitas, mais de 100 mil bolsas gratuitas para quem se inscrever”, explicou ela.

Economia Criativa

A quarta edição do World Creativity Day, que acontece hoje, está com uma programação especial com atividades produzidas por inspiradores e especialistas em mais de 120 cidades de 16 países, consolidando a data como a maior feira de experiências educacionais criativas do mundo com a missão de acelerar a revolução da aprendizagem e garantir que milhares de pessoas possam desenvolver novas habilidades com foco em empregabilidade e geração de renda, contribuindo para reduzir os danos e prejuízos causados pela pandemia.

Como participar

Quem quiser participar das atividades deve baixar o aplicativo Dia da Criatividade (Android e iOS) e fazer o cadastro.   “Teremos palestras ofertadas por estas escolas e mais de 1400 atividades criativas disponíveis entre lives e play. Para acessar as atividades de Franca, escolha a cidade e terá toda a programação disponível. Todos os participantes que se cadastrarem no APP e assistirem  atividades do palco principal, receberão um código ao final do evento que poderão usar para solicitar a bolsa de estudo em uma das escolas parceiras. O código é único e serve em qualquer escola, mas o “valor” do desconto depende do que a escola disponibilizou.”, acrescentou Tânia Mara.

Todas as atividades do Dia Mundial da Criatividade acontecerão hoje e amanhã (21 e 22 de abril) gratuitamente e poderão ser acessadas por meio do canal oficial de cada cidade participante no aplicativo, ou pela plataforma oficial do evento na internet.

Francanos

Vários artistas de Franca estão nessa iniciativa. Ana de Araújo apresentará  a iniciativa “PãoZine”, que ela define como “produto-experiência” para exercitar fluxonomia e conversações em rede, entre outras ações. Sobre o título, diz ela: “saborear o pão seria a metáfora do tempo compartilhado em conversas significativas e afetivas sem pressa e num ambiente de confiabilidade”.   

                                                                                                                             

Aislan Adrian, o pixel artista já comentado por esta coluna, oferecerá também, no Dia da Criatividade, um workshop ensinando o público a fazer um coração em pastilhas de vidro ou cerâmica. “Pensei em fazer algo que transmite algo simples e essencial no nosso dia, tanto em termos físicos quanto sentimental”, disse.

Vanessa Maranha

É Psicóloga, Jornalista, Escritora Premiada, colunista da FF.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo