Colunase-Boni

e-Sacerdócio

Uns dos trabalhos mais lindos da igreja é, com certeza, o do padre. Responsável por levar a palavra de Deus aos fiéis, ele é a pessoa escolhida por Deus para transmitir todo o seu amor e ensinamentos ao mundo. E nosso destaque hoje é para o nosso querido Ovídio José Alves de Andrade, o Padre Ovídio. Francano nascido dia 24 de dezembro de 1957, é quarto dos sete filhos gerados pelo casal Agostinho Alves de Andrade e Nilda Vanini de Andrade.

Em 1972 fez o TLC (Treinamento de Liderança Cristã) em Claraval- MG. Quando o Padre Ovídio estava discernindo sobre sua vocação, viu-se atraído pelo carisma agostiniano recoleto. Todavia, Frei Fontanella disse-lhe que seu perfil não se ajustaria a uma ordem religiosa. Deveria ser padre diocesano. E assim foi. Logo após o fim do colegial ingressou, em 1977, na companhia de José Geraldo Segatin, no Seminário Maior Provincial da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Cursou fisiologia teologia no Centro de estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, em convênio com a Faculdade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo.

Ordenado sacerdote em setembro de 1983, por D. Diógenes da Silva Mathes, Pe. Ovídio celebrou solenemente a sua primeira missa aos 8 de dezembro de 1983, na Catedral de Franca.
Uma grata recordação de Pe. Ovídio foi seu contato com D. Paulo Evaristo Arns e D. Luciano Mendes de Almeida, que aconteceu em um encontro dos Coordenadores Diocesanos da Campanha da Fraternidade, em 1987, em São Paulo. Emociona-se ao se recordar das palavras proféticas de D. Luciano, encorajando-o, num abraço, a não desanimar frente às dificuldades: “Você vai ser muito importante para a Igreja. Faça como a águia. A águia, quando encontra uma barreira, passa por cima ou pelos lados. Quando não consegue, ela se infiltra até conseguir passar”. Eu tenho certeza de que Pe. Ovídio tomou posse desta profecia, pois hoje, à frente de vários trabalhos demonstra ser um grande líder espiritual. Pe. Ovídio, você é a luz que norteia a Santa Igreja, é guia todos os fiéis.

e-Autoconhecimento

Uma vida profissional dedicada ao esporte. Assim poderia ser traduzida a trajetória de Júlia Barion. Nascida em Franca em 15/08/55, casada com Jefferson Ribeiro, mãe das médicas veterinárias Mariana e Carolina Barion Ribeiro e avó da linda Maria Vitória. Durante toda a adolescência, Julia foi atleta de basquete e tênis de mesa, sempre defendendo Franca. Formada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Batatais, pós graduada em Administração Esportiva, ela é servidora pública municipal desde 19/07/1976, sempre na divisão de esportes.

Foi professora na rede pública estadual por 05 anos. Foi responsável pela gestão esportiva do município por 04 administrações. Também foi responsável pela coordenação geral do Jori, dos Joguinhos Abertos da Juventude, Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, todos eventos da secretaria de esportes do estado de São Paulo.
Como não para nunca, tornou-se responsável pelo voluntariado no torneio internacional “Aquece Rio” de tênis de mesa, em novembro de 2015. Participou como voluntária no tênis de mesa nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio, em 2016. Atualmente Julia é pentacampeã de tênis de mesa dos Jogos Regionais da Melhor Idade. Esporte tem nome Julia Barion, a estrela do esporte francano.

e- Empresário

Antônio Carvalho Celestino, mais conhecido como Toninho Lanches, tem 55 anos e reside em Franca há mais de 53 anos. Trabalhou boa parte de sua vida na indústria de calçados. Depois se tornou empresário no setor de alimentos e comanda muito bem o Toninho Lanches, um dos melhores lanches da cidade. Foi candidato a vereador na última eleição, não conseguindo se eleger, mas teve o prazer de conhecer várias pessoas pela qual guarda um carinho enorme. Toninho Lanches é gente que acontece .

e- Solidariedade

Márcia Deodato, a primeira Dama da cidade de Buritizal, assumiu em janeiro a pasta da assistência social do município, onde comanda uma equipe voltada para projetos e acompanhamento das famílias de Buritizal.
Mesmo nestes momentos difíceis, causados pela pandemia, Márcia tem se desdobrado, buscando parcerias para amenizar a situação de dezenas de famílias da pequena cidade.
Neste período de inverno, Márcia encampou duas ações para ajudar os mais carentes. Primeiro fez o pedido, na pessoa do Prefeito Daniel Sarreta, de centenas de cobertores que serão distribuídos para as famílias cadastradas nos programas sociais. E, agora, Márcia e o vice-prefeito Bolão, montaram um local para uma campanha do agasalho permanente. Lojas, fábricas e pessoas, fizeram doações de roupas, calçados e agasalhos que ficarão expostos em local de fácil acesso para os mais necessitados retirarem e, também, para quem quiser fazer doações. Nossos votos para que as ações sociais desenvolvidas no município sejam sempre de muita luz e sabedoria. Parabéns.

e-Escrever é viver

Carlos Roberto Goulart, o Carogo, ocupa a cadeira 26 na Academia Francana de Letras de Franca, cujo Patrono é José de Alencar. Radicou-se em Franca em 1978. É funcionário público Estadual no Instituto de Criminalística. Lançou seu primeiro livro de poemas em 1982, intitulado “Degraus”; ao qual se seguiram vários outros. “Sob o luar do céu manso”, 1983; Poeta das Estrelas”, 1984 e
“Oásis”, 1985. Nos anos seguintes, escreveu os livretos de poemas: “Sonhos”, 1987, “Um grito de paz”, 1989, e “Renascer”, 1990.
Terceiro filho de oito irmãos nascidos de Ana Maria Goulart e Iracy Pereira Goulart, é casado com Marina Facirolli Goulart, tem dois filhos – o Lucas e a Bianca – e é avô coruja de dois netos, a Manuela e o Heitor, sendo que o terceiro neto (Miguel) já está a caminho.
Em 2020, o técnico ambiental, com licenciatura em Geografia, estreou uma nova etapa na arte de escrever e concluiu “Guardião de Mim”, um romance policial.
Para os leitores da coluna, ele deixa um poema inédito que estará no livro de título provisório “O poema que me habita”, a ser lançado ano que vem:

LEI DO AMOR


De tudo que é mais sagrado
Na harmonia da pregação
A prece é revelada todo dia
Para esquentar o coração e
Deus enviou a lei de Moisés.

Mas Jesus foi além dessa lei
Honrou e inspirou o homem fiel
Com justiça e amor fraterno
Porque não somos escribas modernos
Tão pouco fariseus enrustidos.

Desça até as suas possibilidades
Sua marca tem o selo de Jesus
Um ser de grande expressão
Em revelar a mudança profunda
De um amor que que vai além da perfeição.

A lei do amor não é prêmio a ser conquistado
É um caminho novo a ser experimentado
É abandonar o horizonte humano e limitado
E contemplar a plenitude da luz
Alargar a paixão e o amor que está ligado
Pelo sangue sofrido e derramado lá na cruz.

Pelo amor existe no coração riqueza e sabedoria
E sua existência é um plano de salvação,
É a providência divina que te abraça com alegria
Porque foi no calvário que Jesus te deixou uma grande lição
Ame o teu próximo, como a ti mesmo, meu irmão.
Ame o teu próximo, como a ti mesmo, meu irmão.

Boni

É Ator ,Diretor de Produção Artística e Diretor de Produção Áudio Visual pelo ANCINE e Agenciador de Modelos. Foi Secretário Municipal de Esporte, Arte, Cultura e Lazer e presidente da Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura), é colunista da FF.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo