ColunasVanessa Maranha

‘Festival de gravura do LAB – Festgrav’

O Laboratório das Artes (Lab), um espaço consagrado de movimentos artísticos em Franca e que tem articulação nacional e internacional, dirigido pelo arquiteto e docente Mauro Ferreira e pela artista plástica Atalie Rodrigues Alves, inaugurará, de forma remota por meio das plataformas do Lab no Facebook e YouTube (veja link abaixo), no dia 07 de agosto, a partir das 15 horas a exposição do Festival de Gravura do Lab – FestGrav, que reunirá 70 obras de 36 artistas brasileiros e latino-americanos.

Mostra

Esta mostra foi organizada por uma comissão do Lab com a curadoria de Atalie Rodrigues Alves. Concebido como um espaço para difusão da técnica de gravura em suas diversas modalidades. O FestGrav tem, portanto, o objetivo de fomentar a arte da gravura, ampliar a bagagem cultural do público e incentivar novos talentos. A exposição poderá ser visitada presencialmente de forma individual ou em pequenos grupos mediante agendamento, cumprindo os protocolos sanitários recomendados pela Prefeitura.

Oficinas

Além desta exposição, o FestGrav oferecerá oficinas remotas e rodas de conversa sobre a gravura, esta modalidade artística sempre presente e praticada pelos artistas do Lab, a partir do curso ministrado em 1979 por Paulo Menten na cidade. A possibilidade de, a partir de uma matriz, produzir diversas cópias de um trabalho é considerada pelo Lab como uma das formas de democratizar o acesso às artes visuais, ideia que sempre esteve presente para o coletivo desde sua fundação. Nesse sentido, o FestGrav consolida um projeto de integração cultural e expansão da gravura como forma de expressão artística e de sua presença na cidade.

Homenageadas

O FestGrav, que seria realizado no ano passado, sofreu impedimento por conta da pandemia de Covid-19 que assola o planeta, demonstrando tragicamente a todos que devíamos viver juntos sem fronteiras, que o planeta é um só e teremos que cuidar dele coletivamente e com responsabilidade para as gerações futuras.

Ao homenagear as artistas Olga Flores e Marlene Perlingeiro no FestGrav, o Lab agradece a todos os artistas que aceitaram participar da mostra internacional, mostrando que a integração regional pela arte é possível e o caminho correto para construirmos outro mundo melhor, mais justo e solidário.

 São parceiros deste festival a Universidade Estadual Paulista – UNESP, câmpus de Franca e a Escola Estadual Mário D´Elia, Franca

Resistência

De acordo com o arquiteto Mauro Ferreira, coordenador geral do Lab, “Realizar o Festival de Gravura do Lab das Artes de Franca num momento como esse é um exemplo de resistência da cultura ao obscurantismo e retrocessos que enfrentamos no Brasil atual, ao mesmo tempo que exercitamos a tão necessária integração entre os  latinoamericanos. O planeta é um só, a pandemia mostrou como isso é verdade e a cultura é uma das mais potentes formas de reconhecer o outro como um igual, um companheiro de viagem.”

Intercâmbio artístico-cultural

Atalie Rodrigues Alves, artista plástica, curadora do FestGrav, explica que “os nomes das gravadoras da brasileira  Marlene Crespo e da peruana Olga Diaz Flores foram sugeridos pelo professor e gravador da PUC de Campinas Paulo Cheida Sans que há tempos conhece o trabalho gráfico das duas, para serem homenageadas nesse Festival Internacional de Gravura.”

Ela acrescenta: “Os artistas que vão participar do Festival de Gravura do Laboratório foram escolhidos dentro de vários objetivos: reforçar a parceria com o Lab, já que participaram de outras exposições que aqui fizemos; outros porque fazem parte de uma nova geração de gravadores que gravam em técnicas nada convencionais com o objetivo de mostrar que há espaço no mercado artístico para a gravura contemporânea. Outros gravadores, sobretudo os provenientes de outros países para formar um panorama do que vem sendo realizado fora do Brasil até se contrapondo aos nossos temas e técnicas.”

Serviço

Exposição:  FestGrav – curadoria de Atalie Rodrigues Alves

Abertura: dia 7 de agosto, sábado, às 15h pelo Youtube e Facebook do Lab

Visitação: 09 de agosto a 23 de dezembro de 2021

Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h

Local: Laboratório das Artes de Franca

Endereço: Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação, Franca (SP)

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004

www.laboratoriodasartes.com.br

Visitas devem ser previamente agendadas

Vanessa Maranha

É Psicóloga, Jornalista, Escritora Premiada, colunista da FF.

Um Comentário

  1. Fico muito Feliz de que o LabArtes se proponha oferecer um festival dessa dimensão latino-americano em nossa cidade e para o mundo. A gravura é uma arte plural riquíssima em criatividade e em técnicas, que merece sim um festival, tem abertura para abrir mais e melhor as oficinas, os ateliês e as salas expositivas. Parabéns aos Amigos Mauro e a Atalie e a todos, todas e todes artistas representados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo