ColunasHá Vagas

Redes Sociais: Como elas influenciam na hora de achar um novo emprego por Carol Cintra

A redes sociais estão presentes cada vez mais em nossas vidas e nelas você pode se expressar, compartilhar suas opiniões sobre diversos assuntos, compartilhar um pouco sobre você, seu dia a dia, e tudo mais que você se sentir vontade!

O que você pode não saber é que, o que é postado pode interferir na sua busca por recolocação profissional ou até mesmo no seu emprego atual!

Nas redes sociais é muito comum compartilhar conteúdos interessantes, a sua opinião, e quando você faz isso, tudo se torna público e passa a fazer parte de você… fala sobre o seu caráter e o seu posicionamento. Por isso muitas empresas passam a observar e monitorar tanto os seus candidatos na hora da seleção, como também os seus próprios colaboradores.

Uma frase que é bem conhecida e faz muito sentido é: “Uma empresa é feita por pessoas”. Realmente cada empresa tem sua cultura, mas quem a mantém são os seus funcionários. A forma de se posicionar, tratar assuntos polêmicos, até mesmo atender os seus clientes. Por isso observar perfis nas redes sociais, antes de contratar ou de algum funcionário que já faz parte do time, se tornou normal atualmente.

Publicações e posicionamentos polêmicos que vão contra os valores da empresa passaram a ser observados; publicações que envolvem outros colegas e até superiores no trabalho, como falar mal, reclamar do trabalho, da rotina, pois afinal toda empresa quer colaboradores engajados e não desmotivados e que até mesmo denigram a imagem da empresa, principalmente na internet.

Mas o que as empresas observam?

Quando digo que as empresas monitoram, não quer dizer que elas estejam de olho em tudo o que você faz e posta, pelo contrário. Os recrutadores e líderes observam apenas quando o seu posicionamento na internet vai contra a cultura de empresa, afinal tudo o que você compartilha, diz um pouco sobre você.

Por exemplo: Imagina só estar concorrendo a uma vaga para trabalhar em uma marca vegana, que zela pela valorização animal e durante a entrevista você fala que é apoiador da causa, mas quando na verdade, participa e apoia rodeios e compartilha isso nas suas redes sociais. Isso faz com que o seu posicionamento caia por terra, pois você mentiu durante a entrevista, e também mostra que não é compatível de fato com o que a empresa acredita.

Então se você estiver buscando um novo emprego, é legal sempre repensar e passar um filtro sobre alguns posicionamentos polêmicos e discussões irrelevantes nas redes. Utilize com cautela toda essa tecnologia que você tem nas mãos, e de resto aproveite para compartilhar aquilo que você gosta com os seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo