Opiniões

Um santo remédio, diz a ciência da Nutrição também!

Eiana Campos

Olá, cara leitora, caro leitor. Sou Eliana Campos, sou nutricionista e atuo na área desde 2001. Sou apaixonada por nutrição e me dedico, nestes meus 20 anos de experiência, a orientar meus pacientes a adotarem estilo de vida saudável.

Tenho a grata satisfação de, nos últimos anos, ter conseguido ajudar centenas e centenas de pacientes a alcançarem seu peso ideal e de maneira consciente. Muitos, com resultados impressionantes, chegando a perder até 70 quilos em um ano, sempre priorizando a saúde.

Nesses nossos encontros, aqui na FF, pretendo trazer a vocês informações importantes sobre os cuidados com a alimentação, a importância da nutrição correta, dicas para controle do peso, dentre tantos outros temas pertinentes à nutrição. Hoje, começo falando de  um assunto que tanto tem nos preocupado: alimentação saudável e segura durante a pandemia.

Diante do cenário caótico que está afetando todos os aspectos de nossas vidas, acredito ser este um momento de reflexão sobre nossos hábitos alimentares. Uma dieta saudável não se resume à escolha correta dos alimentos. Ela começa no manejo adequado de frutas, legumes, carnes e hortaliças, sejam eles produtos in natura ou industrializados.

Sugiro experimentar novos hábitos, seguindo as dicas:

Cuide da hidratação: a hidratação é fundamental no combate a infecções virais; quando ocorre a desidratação, algumas moléculas de defesa têm sua atividade diminuída. Beba no mínimo 2 litros de água por dia!

Mantenha a flora intestinal saudável: a nossa flora tem a função de defender nosso organismo de agentes invasores. Para mantê-la saudável, consuma fibras, que podem ser encontradas em cereais integrais, frutas, verduras e hortaliças. Prefira alimentos in natura ou minimamente processados, ao invés de alimentos ultraprocessados, pois não possuem fibras e são ricos em gorduras, sódio e açúcares.

Higienize frutas e hortaliças: a correta higienização de frutas e hortaliças é fundamental para evitar contaminação. É só seguir os passos: 1- Lave-os em água corrente, um a um, folha por folha. 2- Deixe 15 min. em solução clorada (1 col. de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária para 1 litro de água). 3- Enxague-os em água corrente.

Armazenamento: antes guardar os alimentos em prateleiras, armários ou geladeiras, lave as embalagens com água e sabão ou borrife álcool 70%.

Conservação dos alimentos: alimentos perecíveis, mantenha-os abaixo dos 5 graus C ou acima de 60 graus C.

– Para retardar a multiplicação de micro-organismos, não descongele em temperatura ambiente; faça isso dentro da geladeira ou micro-ondas.

Seguindo essas dicas simples, é possível manter os cuidados da alimentação e reduzir o risco de contaminação. O acompanhamento nutricional é essencial no desenvolvimento de uma dieta balanceada e que respeite a individualidade de cada pessoa.

Saúde e paz, do resto a gente corre atrás!

Eliana Campos

É nutricionista, formada e pós-graduada em nutrição clínica pela USC. Realiza atendimento em consultório e é prestadora de serviços em empresas de alimentação.

9 Comentários

  1. Minha nutricionista Dra.Eliana Campos estou aprendendo muito com ela em nove meses eliminei 21 kilos super atenciosa amiga e muito dedicada parabénsDraEliana vc é nota mil super indico

  2. Hoje eu entendo que devemos ter um acompanhamento de um profissional da nutrição não só para perder peso, que eu acredito ser um dos maiores motivos, mas para aprendermos a comer o certo da forma certa. Parabéns pelo seu profissionalismo e dedicação aos pacientes!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo