Opiniões

O Texto da Semana

Comprometi-me com o amigo Dr. Theo Maia em participar do Portal Eletrônico, comandado por ele e pela Joelma Ospedal – Portal ou Jornal Eletrônico? – enviando um texto por semana. O fato é que fiz o compromisso, ciente de que esse tipo de convenção não pode falhar. A ideia era de uma pequena coluna – hoje não se deve escrever textos longos senão ninguém lê – com opiniões políticas de um modo elevado, mas leve – não de política partidária, ou crítica exacerbada a governos ou segmentos. Achei a ideia boa, pensando em abordar as questões indígenas, ambiental, social, etc.

Como tudo anda a mil no mundo, especialmente com a pandemia da Covid-19, com os novos ditadores do planeta, com as fake news virando coisa séria, achei que não teria nenhuma dificuldade. Ledo engano! Há dias em que a gente se cansa do turbilhão em que se transformou a vida, de tanta coisa ocorrendo e fluindo ao mesmo tempo, no rádio, na tevê, no smartphone, na rua, etc…Tudo o que pensamos abordar parece ultrapassado, batido, coisa repetitiva, chata. É a velocidade da mídia digital, que se adianta até aos nossos pensamentos!

Enfim, no meio da maior balbúrdia de assuntos e temas palpitantes a gente se sente oco, sem ideia que valha a pena, sem iniciativa, totalmente desanimado. Isso ocorre com todo mundo, especialmente nestes tempos de isolamento social por causa da pandemia, com “o mundo girando e a gente parado”, como dizia o Raul Seixas!
Parece piada mas não é: imaginem que viesse repetir, ainda que com visão pessoal, as coisas absurdas que no momento ocorrem no Brasil, como, por exemplo, na CPI que investiga irregularidades no combate à pandemia… A impressão que se tem é de que todo dia alguém solta um novo mico no palco da CPI e os Senadores saem correndo atrás até pelos labirintos e rolos da Esplanada dos Ministérios… Ou que quisesse comentar uma entrevista do Ministro da Saúde que parece precisar adotar um intérprete com urgência… Ou ainda que resolvesse explicar os planos do Ministro da Economia para o País, que ninguém entende… Imaginem comentar as interessantíssimas posições do Procurador Geral de República de algumas semanas atrás, que queria mudar o Ministro (do STF) que investigava o Ricardo Salles, para agradar ao presidente da República, que no final das contas acabou escolhendo outro ajudante para ocupar a vaga surgida no Supremo Tribunal Federal…

Naturalmente que abordar esses assuntos não parecia boa ideia porque eu me afastaria do compromisso de não meter o Portal em discussão político-partidária, com o que desagradaria os chefes e estaria chovendo no molhado ao falar mal do governo. Afora que iriam dizer que sou mais um esquerdista radical comunista e apoiador do Lula…
Claro que poderia contar histórias engraçadas, ou fazer piadas, porque, desde que feitas com criatividade, histórias bem-humoradas são infalíveis. Mas, para isso é necessário talento especial. E depois das piadas do Papa da última semana, a chance de agradar seria bem pequena. O jeito foi falar da coluna…

Dr. José Borges

Advogado (Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Franca); especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil e em Direito Ambiental. Foi Procurador do Estado de São Paulo de 1989 a 2016 e Secretário de Negócios Jurídicos do Município de Franca. É membro da Academia Francana de Letras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo