Opiniões

Por que você deve gastar tempo nos detalhes?

Se você parar para pensar, já deve ter presenciado cenários onde pessoas parecidas têm destinos e resultados diferentes. O mesmo é aplicável a empresas e eventos, mas no final do dia, tudo são pessoas. Por que será que palestrantes destoam tanto uns dos outros, sendo que possuem tantas características em comum? Possuem entre eles muitos aspectos semelhantes como vestimenta, posicionamento, postura. Por que será que atletas que possuem a mesma rotina de treinamentos, dieta e acompanhamentos, seguem carreiras tão distintas entre eles? A resposta, não só para esses profissionais, mas para qualquer outra atividade ou propósito, é a atenção que cada um dá para os “detalhes”.

Você chega na casa de um casal de amigos para um almoço, você não sabe o porquê, mas o local está tão aconchegante, agradável, não dá vontade de sair dali nunca mais. Você se senta à mesa e a refeição é tão prazerosa que você chega até a sentir mais sabor do que o normal. Você se sente leve, como se a energia do lugar levasse para as nuvens. Outra vez você sai para um jantar com outros amigos e mal chega no local e já se sente desconfortável, você não sabe o motivo, mas não gosta de estar ali mesmo amando a companhia de quem fez o convite. O que será que acontece? Comece a reparar, existem pessoas que se preocupam em deixar seu ambiente o mais acolhedor possível. Se preocupam em colocar uma luz baixa e amarela dando uma bela de uma sensação de relaxamento, em acender uma vela aromática para perfumar o local, coloca um lindo vaso de flores enfeitando o ambiente, decora a mesa com jogos americanos feitos de materiais naturais dentre muitos outros aspectos. Será que é apenas o tempero da comida que mede a satisfação de uma refeição?

Muito se escuta que detalhes não fazem muita diferença, pois mudam pouco o resultado e consomem muito tempo. Imagine uma competição, uma Olimpíada. A maioria das pessoas se lembra de quem ganhou provas há 5, 10, 20 anos ou mais. Os vencedores de provas deste nível ganham muita visibilidade, dinheiro, fama, são lembrados e admirados por muitas e muitas gerações. Sabe o segundo colocado? Pois então, não é lembrado. Sabe qual foi a diferença entre o primeiro e o segundo colocado? Às vezes meio centímetro, as vezes um milésimo de segundo. Se participantes deste tipo de prova possuem rotinas muito semelhantes, o que faz alguém ganhar? O que dá esse meio centímetro a mais? São detalhes. Enquanto alguns saem de casa para correr 1000 metros e correm 900 porque acreditam que apenas 100 metros não fazem diferença, outros saem para correr os mesmos 1000 e correm 1200. Enquanto alguns dormem 7 horas por dia, outros dormem 8. Enquanto alguns defendem que não têm problema sair da dieta de final de semana, outros não erram uma refeição sequer no ano todo. É aí que grandes nomes são criados, são moldados.

Assim como em esportes e competições, tudo na vida ganha destaque quando é dada a devida atenção. Nunca menospreze as 5 páginas do livro que você lê a mais por dia, as horas a mais que você trabalha na semana e tudo que você se empenha entregando e produzindo mais do que o normal. Preste muita atenção nesta pergunta: O que o homem mais rico do planeta tem em comum com você ou com um morador de rua? Todos têm as mesmas 24 horas por dia, a diferença é o que cada um faz com as suas. Se você tem planos e objetivos, experimente acordar uma hora mais cedo, trocar fritura por salada, trocar séries por livros e justificativas por comprometimento. Um dia vai perceber que pequenos e positivos hábitos vão fazer de você quem você nunca imaginou. Dê atenção aos detalhes, o mundo está cheio de gente rasa.

Plínio Reis

É administrador de empresas formado pelo UniFacef, é especialista tributário há mais de 10 anos, tendo atuado nas maiores consultorias tributárias do mundo. É francano e mora em São Paulo, onde é CEO na Bart Gestão Tributária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo