Opiniões

Saudade que dói

“Saudade” descreve a mistura dos sentimentos de perda, falta, distância e amor. A palavra vem do latim “solitatem” (solidão), passando pelo galego-português “soidade”, que deu origem às formas arcaicas “soidade” e “soudade”, que sob influência de “saúde” e “saudar” deram origem à palavra atual.

Trata-se de um sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou à ausência de experiências prazerosas já vividas, pode remeter para o isolamento e exprimir a mágoa da separação.

A saudade está também presente, desde longa data na sabedoria/vivência popular, pode transmitir a sua insatisfação perante o momento atual, entretanto é utilizada com frequência em expressões familiares como “estou com saudades da tia”, ou seja, destinado a uma pessoa que não se encontra presente e por quem se nutre amizade e, ainda, morrer de saudades, que exprime o desgosto provocado pela ausência de alguém ou de algo (por exemplo um animal de estimação, um trabalho, uma condição física/saúde) que nos é querido.

A saudade é considerada um misto de nostalgia e esperança, funcionaria como estímulo para motivar e até mesmo te impulsionar rumo aos seus objetivos/metas/projetos.

Mas, e quando a dor da saudade sufoca, afasta, deprime? O que fazer? Devo negligenciar esse sentimento?

Por mais difícil que seja o melhor é olhar para tudo isso!

A saudade é uma palavra frequentemente considerada sem par noutras línguas, que exprime misteriosa multiplicidade de sentimentos.

Vamos pensar juntas (os) o porque essa saudade está sufocando, afastando ou até mesmo deprimindo?

Vamos analisar essa multiplicidade de sentimentos e reencontrar no sentido de sua existência, mesmo no pior cenário, sua saúde e saudar para a alegria de viver e coragem para sofrer!?

Te convido para caminhar, pensar, analisar, compreender o que te possibilita o vir-a-ser a sua melhor versão, apesar das circunstancias, dificuldades e sofrimentos.

Um Comentário

  1. Tenho saudade das brincadeiras de infância, dos momentos de independência que o aconchego dos pais trazem, saudade dos lugares visitados, saudade dos momentos com pessoas que não estão mais por perto… um sentimento que quanto mais penso mais intenso fica…. gratidão, adorei a matéria doutora👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo