Opiniões

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CÁRIE

A doença que se denomina cárie dentária atinge mais de 2 milhões de brasileiros por ano. As cáries são muito comuns, sendo um problema bucal que pode aparecer por vários motivos.

Separamos uma explicação concisa do que se trata exatamente essa doença, vejamos:

O que é a cárie?

A cárie é uma deterioração da estrutura dentária que ocorre quando as bactérias presentes na boca começam a se desenvolver. Não tratadas, essas bactérias vão evoluindo, destruindo cada vez mais as camadas do dente, o que traz graves problemas para saúde bucal.

A cárie é uma doença comportamental. Por isso, ela surge em função de alguns hábitos de cada um, como a alimentação e os cuidados com a higiene bucal.

Ao nos alimentarmos, as bactérias presentes na boca consomem o açúcar do alimento, transformando-o em ácido. Estes ácidos desmineralizam o dente de forma progressiva, iniciando o processo de instalação das temidas cáries.

Importância do diagnóstico precoce:

É de suma importância o diagnóstico e tratamento precoce da cárie dentária, já que quanto mais desenvolvido o processo patológico, maiores serão as implicações para o complexo dentinopulpar, com diminuição da resistência do remanescente dentário, exigindo para seu tratamento mais extensos preparos para restaurações, tornando, assim, mais onerosos e complexos os procedimentos restauradores.

A doença se não tratada pode trazer sérios problemas:

Se a cárie chegar a atingir a dentina e polpa do dente – que são as áreas mais sensíveis – pode se tornar mais sério e doloroso. Se não for tratada o quanto antes, além da possibilidade de dor intensa, ela vai evoluindo para a inflamação, a morte da polpa (“famoso canal”) e no pior dos casos, os abcessos (onde as bactérias podem chegar à circulação e causar problemas no organismo), levando até a perda do dente.

Prevenção:

  • Mantenha uma boa higiene bucal: escovar os dentes após as refeições, e usar o fio dental são ferramentas essenciais para remover as sujeiras que ficam entre os dentes que a escova não consegue remover.
  • Diminua os alimentos açucarados: não é necessário cortá-los de vez da sua alimentação, mas o excesso é um banquete pronto para as cáries.
  • Beba bastante água: A água ajuda a equilibrar o pH e estimular a produção de saliva, o que ajuda a diminuir a acidez bucal e previne o aparecimento de cáries.
  • Consulte seu dentista a cada 6 meses: é importante visitar seu dentista e realizar a limpeza dental a cada 6 meses.

Então, depois de ler esse passo a passo do mundo das cáries não deixe que um pontinho preto se transforme em uma indesejada e insuportável dor, que com o passar do tempo pode determinar a perda de seus dentes.

JÚLIA CÂNDIDA BERNARDES MACEDO

Estética e Oclusão / pós-graduanda em Ortodontia / (CRO/SP 134.741) Contato: @dra.juliabernardes

Júlia Cândida Bernardes Macedo

É especialista em Estética e Oclusão; pós-graduanda em Ortodontia. (CRO/SP 134.741) Contato:@dra.juliabernardes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo