Opiniões

Verdade ou mentira?

Acabe com as suas dúvidas odontológicas agora!

Nosso papo é com você. Você mesmo que sempre teve dúvidas se aquilo que escutou por aí sobre a odontologia é realmente verdade.

Para começarmos, a pergunta mais famosa que sempre fazemos quando tratamos da odontologia:

– Quem não gosta de ter o sorriso bonito?

Manter os dentes bem cuidados não é apenas questão de estética, mas também de saúde.

É importante tomar cuidado com certas afirmações, já que nem tudo que dizem por aí é verdade. O seu dentista é a pessoa perfeita e insubstituível para tirar todas as dúvidas.

Para ajudar aqueles que gostam de uma boa e confiável informação via internet, listamos os 10 (dez) mitos e verdades mais importantes na luta pelo sorriso e saúde bucal ideal:

1. A troca da escova de dentes deve ser frequente?

VERDADE! O ideal é trocar sua escova a cada 3 meses, pois as cerdas vão se desgastando e perdendo a eficiência. É importante, ainda, ficar atento, e mesmo que em prazo menor que o estipulado, trocar a escova após uma gripe, resfriado ou infecção. É uma medida preventiva e importante. Afinal, as bactérias, os fungos e germes que causam a doença podem se alojar na escova, ocasionando uma reinfecção.

2. Os dentes devem ser escovados logo após o término das refeições?

MITO! O recomendado é aguardar no mínimo 30 minutos após a refeição para escovar, para que nesse tempo a saliva possa agir neutralizando o pH da boca. Aliás, pH significa Potencial Hidrogeniônico, e consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.

3. Higienização eficiente é feita com muita quantidade de creme dental?

MITO! A grande responsável pela limpeza é a escova, não o creme dental.

4. Muito café escurece os dentes?

VERDADE! Não só o café, como vinhos e chás que possuem muito corante; se ingeridos com frequência podem, sim, manchar os dentes, e atrapalhar na estética desejada.

5. Enxaguantes bucais podem substituir a escovação?

MITO! Jamais deve se trocar a escovação e o fio dental. Os enxaguantes são usados como complemento e não como única e exclusiva fonte de higienização.

6. A higienização noturna é a mais importante?

VERDADE! O fluxo de saliva que ajuda a limpar os dentes é bem menor à noite, assim, o efeito protetor da saliva praticamente desaparece, deixando os dentes vulneráveis.

7. Os dentes são a parte mais dura do corpo humano?

VERDADE! Os dentes são mais duros que os ossos, mas cuidado! Mesmo assim, eles podem quebrar, acarretando vários problemas e uma dor em patamar, por vezes, intolerável.

8. O envelhecimento é responsável pela perda dos dentes?

MITO! A perda dentária é consequência de doenças gengivais mal tratadas, má higiene, traumas e composição genética.

9. O cigarro prejudica os dentes?

VERDADE! Não só os dentes, como a gengiva também. A composição do cigarro acaba ressecando a boca, o que impossibilita a ação da saliva de preservar e o ressecamento diminui os anticorpos e aumenta as chances de cáries e trazem doenças gengivais.

10. Antibióticos enfraquecem os dentes?

MITO! Se prescritos corretamente, os antibióticos têm um papel importantíssimo em casos de infecção dentária, como, por exemplo, a endocardite bacteriana.

E aí, você tinha essas informações?

Não deixe de visitar o seu profissional odontológico de confiança pelo menos duas vezes ao ano e de manter todas as medidas de higienes no mínimo três vezes ao dia.

Por Júlia Cândida Bernardes Macedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo