Local

Com avanço da vacinação, diminui número de atendimentos no Centro de Reabilitação Pós-Covid

Com mais de 44,7 mil pessoas na cidade que já foram infectadas pela Covid-19 ao longo da pandemia, o Centro de Reabilitação Respiratória Pós-Covid, inaugurado em julho deste ano, registrou queda nos atendimentos nas últimas semanas, de acordo com a Prefeitura.
A queda nos atendimentos, segundo a Fundação para o Esporte, Arte e Cultura, que é responsável pela gestão da unidade, é reflexo direto do crescimento na cobertura vacinal na cidade – até a última quinta-feira, 21, mais de 510 mil doses já haviam sido aplicadas na cidade, entre primeira, segunda e dose complementar. Com o crescimento do número de pessoas vacinas, os casos positivos caíram e, consequentemente, houve a diminuição dos pacientes impactados pela doença.

Com suporte de educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionista, o Centro de Reabilitação Respiratória Pós-Covid, que atende pacientes referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde, em processo de recuperação que foram acometidos pela Covid, atendeu em agosto 50 pacientes, em setembro esse número passou para 30 e, atualmente, são atendidas aproximadamente 15 pessoas por semana.
Entre os pacientes que são acompanhados no Centro de Reabilitação, está o aposentado João Dias Fernandes, morador no Jardim Brasilândia. “O que ainda está ruim é o olfato, mas tenho sentido melhor após as atividades do Centro de Reabilitação. Estava com dificuldades na movimentação dos pés, mas com as atividades estão voltando ao normal”, conta.

Aposentada como pespontadeira, Rita de Cássia Rejane Barbosa, moradora do Leporace, frequenta o local duas vezes por semana, onde passa por atendimento. Ela afirma que tem sentido uma evolução considerável em seu quadro. “Os profissionais são atenciosos e têm ajudado bastante com exercícios e na retomada de alguns movimentos, que estava com dificuldades em fazer por causa da doença”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo