LocalVariedades

Reinaldo Toledo é finalista no ‘Festival 100 anos de Rádio no Brasil’

O talentoso e premiado músico Reinaldo Toledo é finalista no ‘Festival 100 anos de Rádio no Brasil’, promovido pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação). O artista concorre com na categoria Música Clássica, com a composição de sua autoria II Rio Grande (II⁰ Movimento do Concerto para Viola Brasileira e Orquestra de Cordas). A gravação com a qual ele concorre foi feita no concerto de abertura da temporada 2022 da Orquestra Sinfônica de Franca, sob a batuta do maestro Nazir Bittar. “No início do ano o Reinaldo me perguntou se havia interesse em fazer a música dele e eu logo de pronto ouvi e a coloquei na abertura da temporada. Depois fiquei sabendo do Festival e sugeri a ele que se inscrevesse e deu certo! Estou na torcida por ele, ele merece muito”, disse o maestro Nazir Bittar.

Reinaldo nasceu e foi criado em Cássia, Minas Gerais, e em 2011 mudou-se para Franca, para atuar como professor de música. Lecionou viola caipira no Projeto Guri por 5 anos. ​Mas sua história com a música começou muito antes disso. Filho de Gilberto de Freitas Toledo e Paulina Honório Toledo; irmão de Josiene de Freitas Toledo e casado com Ana Lúcia Aparecida da Silva, seus primeiros passos na vida musical foram através de seus pais, seus grandes incentivadodores; foi seu pai, inclusive, que lhe ensinou os primeiros acordes no violão.

​Renaldo estudou no Centro Musical Heitor Combat dos 9 aos 20 anos, onde teve a oportunidade de formar uma ótima base musical, através do Coral Pequenos Cantores de Cássia e da Banda Maestro Godofredo de Barros.

Depois disso, atuou como professor particular de violão, guitarra elétrica e viola caipira e integrou várias bandas. Se formou em Música pela Universidade Federal de Uberlândia, cidade onde realizou o sonho de estudar violão e onde também tocou em várias bandas.

​​Agora finalista do Festival, Reinaldo tem a chance de coroar uma trajetória cheia de prêmios. Além disso, o festival deu visibilidade aos artistas, como a possibilidade de veicular seus trabalhos em emissoras como a Rádio MEC e Rádio nacional, geridas pela EBC. A EBC também é dona da TV Brasil, que vai fazer a cobertura do Festival e exibir em um programa da emissora.

O texto   abaixo, assinado por Ivan Vilela, professor de viola da Universidade de São Paulo, Brasil e pesquisador da Universidade de Aveiro, Portugal, traduz o talento de Reinaldo.

“A música que brota de Reinaldo Toledo é surpreendente. Por trás do músico tímido e discreto, manifesta-se um vulcão de criatividade que vem ao mundo através da música. A viola é a sua verdadeira porta-voz.

​Há alguns anos o conheci em Franca-SP e ele modestamente pediu-me que escutasse alguns de seus Estudos. Qual não foi o meu espanto ao me deparar com tamanha densidade musical? De lá pra cá o processo criativo foi só amadurecendo.

Seus Estudos são criativos e chegam com saber e sabor, ou seja, estuda-se a técnica através de músicas bem construídas, dotadas de inteligência e beleza. Ele explora com sutileza ritmos clássicos do cancioneiro caipira, mas sempre os expõe a partir de outras perspectivas e caminhos sonoros.

​O repertório que Reinaldo toca é diverso e composto de polcas, cateretês, pagodes caipiras, baiões, choros paulistas e melodias que existem por si só. O uso de recursos idiomáticos como melodias em terças e sextas, repetições no grave de melodias apresentadas no agudo, troca de regiões na condução melódica, trêmolos, harmonias pouco comuns dentro do cancioneiro da viola e a fusão rítmica do baião com o pagode iluminam esses Estudos.

​Com sua música, Reinaldo nos conduz a uma atmosfera de sensibilidade e beleza dando assim uma imensa contribuição ao mundo da viola. Adiante, Reinaldo, você tem sempre muito a dizer com o instrumento nas mãos”.

Premiações de Reinaldo:

​2011 – Prêmio de Melhor Intérprete no Iº Festival Nacional de Viola de Cruzeiro dos Peixotos.

​2015 – 1º lugar na Categoria Instrumental no Festival Minas com a Corda Toda, o “2º Festival Viola Encena”.

​2016 – 2º lugar na Categoria Instrumental do IIº Festival Patos e Viola.

​2016 – Prêmio Mapa Cultural Paulista, na Categoria Instrumental Solo.

​2020 – Prêmio Revelando Violeiros (1ª etapa do Concurso de Viola Caipira Revelando SP).

​Ainda em 2020, recebeu o “Troféu Artista Cassiense”, na categoria “Instrumentista”, da Câmara Municipal de Cássia, em comemoração ao Dia Municipal do Artista Cassiense.

​Em 2018, participou do CD Viola Paulista, Vol. 1, do Selo SESC e do Brazilian Songbook Internacional Online, Vol. 7, Popular Music, da Fundação Nacional de Arte (FUNARTE), cujo objetivo é divulgar a música e a cultura brasileira nos Centros Culturais e Educacionais dos países onde há Embaixadas e Consulados Brasileiros.

​Em dezembro de 2020 lançou em parceria com os professores André Campos Machado e Fabiano Estêvão de Freitas, um ebook gratuito, o Ponteando a viola caipira, pela Editora EDUFU.

​Em 2021 participou da gravação do 3º episódio da websérie/documentário Viola da Terra.

​É autor do CD e livro musical 11 Estudos para Viola Brasileira, pelo qual recebeu a indicação, tendo sido finalista da 6ª Edição do Prêmio Profissionais da Música, na categoria Projetos Musicais Especiais: livros técnicos de música.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo